Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Graduação

Área do conteúdo

Inscrições para o Enem 2025 já estão abertas e seguem até o dia 6 de junho

Data da publicação: 26 de maio de 2025 Categoria: Notícias, Notícias de 2025

Interessados em ingressar na UFC devem participar do Exame. As provas objetivas e de redação estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro

(Foto: Freepik)

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (PROGRAD/UFC) informa que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025 começaram nesta segunda-feira (26) e podem ser feitas até o dia 6 de junho, exclusivamente pela Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), mediante cadastro na plataforma Gov.br. Os interessados que desejam concorrer a uma vaga na UFC em 2026 devem, obrigatoriamente, se inscrever e participar no Enem 2025. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, em dois domingos consecutivos. A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 11 de junho. 

Conforme anunciado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Edital nº 52/2025, nesta edição, os estudantes do ensino médio da rede pública, pela primeira vez, já estarão com sua inscrição pré-preenchida no sistema, faltando apenas confirmar a inscrição e selecionar a opção pela prova de línguas (espanhol ou inglês). Outra novidade é que a nota do Enem voltará a ser utilizada como certificação de conclusão do ensino médio, bastando apenas que o estudante, no ato da inscrição, indique o interesse. Essa possibilidade de certificação havia sido descontinuada em 2017. 

A Portaria nº 382/2025 que trata do retorno foi publicada na última sexta-feira, dia 23 de maio, e estabelece as diretrizes complementares para o cumprimento da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica. Dentre os critérios para a concessão estão:

  • Alcançar a pontuação mínima em cada área do conhecimento (igual ou maior a 450 pontos), conforme o padrão de desempenho básico definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep);
  • Alcançar pelo menos 500 pontos na redação; e
  • Ter, no mínimo, 18 anos completos na data da primeira prova de cada edição do Exame.

Após receber o resultado do Enem, os interessados deverão se dirigir a uma unidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ou às instituições estaduais que tenham firmado termo de adesão com o Inep, levando a documentação necessária para solicitar a emissão do certificado. A lista com os nomes das instituições certificadoras será divulgada por meio de portaria específica do Inep. O MEC deixa claro que o retorno da certificação pelo Enem não excluirá o papel do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), pois continuará sendo aplicado. 

Mais informações sobre o conteúdo das provas e orientações para os candidatos estarão disponíveis no portal do Inep.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Ministério da Educação (MEC)

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo