Prograd divulga edital sobre exigência do Enem para ingresso na UFC; inscrições para o exame se encerram em 23 de maio

Data de publicação: 9 de maio de 2014. Categoria: Notícias

Os estudantes que desejam ingressar na UFC devem ficar atentos aos prazos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. O Ministério da Educação publicou hoje (9) no Diário Oficial da União o edital para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. As inscrições começam nesta segunda-feira (12) e terminam às 23h59 de 23 de maio, por meio do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas estão marcadas para os dias 8 e 9 de novembro.

O Enem é indispensável para que os estudantes possam concorrer no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no qual UFC oferta 100% de suas vagas da graduação presencial. Desde o ano passado, a instituição utiliza o exame como critério único também para a admissão de graduados e transferidos de outras instituições de ensino superior, bem como no ingresso para os cursos semipresenciais. Em todos os casos é exigida a edição mais recente do Enem. A nota também é pré-requisito para quem desejar concorrer a bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteiras.

Todos os casos estão citados no Edital Nº 14/2014, da Prograd, sobre a exigência do Enem para ingresso em cursos de graduação da UFC.

Para inscrever-se no Enem, serão necessários os documentos de identidade e CPF do candidato. Aqueles que quiserem utilizar o exame para retirar a Certificação de Conclusão do Ensino Médio devem indicar o desejo no ato de inscrição. Alunos da rede pública de ensino e pessoas cuja renda familiar seja de até 1,5 salário mínimo per capita estão isentos da taxa de inscrição. Para os demais, o valor permanece o mesmo do ano passado, R$ 35,00, e deverá estar pago até o dia 28 de maio.

A prova do Enem é formada por 180 questões, além da redação. No primeiro dia (sábado, 8) serão aplicadas 45 questões de ciências humanas e da natureza. No domingo (domingo, 9) são mais 45 questões de linguagens e matemática, além da redação. As provas começam às 13h (horário de Brasília), com abertura dos portões às 12h.

Fonte: Divisão de Comunicação da Prograd, com informações da Assessoria de Comunicação do Inep – fone: 85 3366 9219