Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Graduação

Área do conteúdo

Inscrições para os Encontros Universitários prorrogadas até domingo (12)

Data de publicação: 1 de setembro de 2021. Categoria: Notícias

Última atualização em 8 de setembro de 2021 – Foram prorrogadas até domingo (12) as inscrições de resumos de trabalhos para os Encontros Universitários 2021, um dos maiores e mais importantes eventos da Universidade Federal do Ceará, que ocorrerão de 1º a 3 de dezembro. Todos os editais já foram lançados e estão disponíveis no site geral do evento (eu2021.ufc.br). Neles podem ser vistos as regras de submissão e o cronograma completo de atividades.

A Pró-Reitoria de Graduação participa com quatro editais: XXX Encontro de Iniciação à Docência, VIII Encontro de Programas de Educação TutorialXI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação e XV Encontro de Práticas Docentes / II Seminário Institucional de Residência Pedagógica / VIII Seminário Institucional de Iniciação à Docência.

Com o tema “Ciência e sociedade se encontram na Universidade”, os EU 2021 serão realizados, mais uma vez, no formato remoto, possibilitando a ampla participação da comunidade acadêmica no evento e do público externo em algumas das apresentações, palestras, atividades culturais e oficinas da programação.

Cada campus ‒ FortalezaSobralQuixadáRussas e Crateús ‒ possui uma plataforma própria de submissão de trabalhos. Além disso, alguns campi do Interior têm regras específicas de inscrição, que devem ser conferidas em seus respectivos editais.

Os Encontros Universitários estão entre os principais eventos de divulgação científica do Estado, reunindo toda a produção acadêmica em áreas como ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo, inovação tecnológica, estágios, cultura e arte, dentre outras. São 22 eventos simultâneos compondo os EU 2021.

A organização desta edição dos Encontros é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). No Interior, as diretorias dos campi são responsáveis pela coordenação do evento.

QUEM DEVE PARTICIPAR ‒ A regra geral para apresentação de trabalho nos EU 2021 determina obrigatoriedade para todos os alunos bolsistas, com auxílio de seus respectivos orientadores, em uma das seguintes modalidades: pôster, apresentação oral ou apresentação artística, a depender das especificidades de cada edital. Alunos que não atuaram como bolsistas, mas que desenvolveram atividade no âmbito de algum dos Encontros também poderão se inscrever, desde que tenham um orientador.

A organização dos EU, contudo, destaca que o evento tem como propósito agregar a comunidade acadêmica e favorecer a troca de experiências, sendo importante o engajamento de todos.

SESSÕES TEMÁTICAS ‒ Em alguns dos campi, dentre os quais Fortaleza, no momento da inscrição dos trabalhos, os participantes poderão escolher uma das sessões temáticas disponíveis. Neste ano, são 11 opções, sendo quatro delas inéditas. Os trabalhos das sessões temáticas serão apresentados necessariamente na modalidade oral. São elas:

1. Cultura, arte e formação universitária
2. Ciências e biotecnologia
3. Educação e inovações pedagógicas
4. Políticas públicas e direitos humanos
5. Saúde e bem-estar
6. Sustentabilidade, energias renováveis e economia do mar
7. Tecnologia da informação, comunicação e linguagens
8. Tecnologias para transformação social, inclusão digital e acessibilidade (nova)
9. Economia criativa, colaborativa e sustentável (nova)
10. Doenças emergentes ou negligenciadas (nova)
11. Biodiversidade, ecossistemas e mudanças climáticas (nova)

As sessões temáticas são espaços de destaque que buscam congregar a produção de estudantes e servidores da UFC em alguns dos temas mais estratégicos e relevantes para o Ceará e o Brasil. Os trabalhos apresentados nesses espaços são selecionados por uma comissão dos Encontros.

O participante que tiver seu resumo aprovado para compor uma das sessões terá sua forma de apresentação alterada automaticamente para “apresentação oral”, deixando de haver a obrigatoriedade da apresentação em outra modalidade na qual tenha se inscrito previamente.

PREMIAÇÃO INÉDITA ‒ Os EU 2021 trarão, entre as principais novidades, a premiação dos melhores trabalhos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. O Prêmio UFC, Ciência e Sociedade terá um edital próprio, ainda a ser lançado, contendo as regras de inscrição. Apenas aqueles que estiverem inscritos nos EU 2021 poderão concorrer ao prêmio. O tipo de premiação está sendo discutido e será divulgado em breve. “É um estímulo a mais para a participação da comunidade acadêmica”, avaliou a Profª Geanne Matos, coordenadora de Pesquisa da PRPPG.

Fonte: Comissão organizadora dos EU 2021, vinculada à PRPPG – e-mail: eu2021@ufc.br

Acessar Ir para o topo