Lançados editais dos Encontros Universitários 2023; confira os prazos para submissão de trabalhos

Data de publicação: 28 de agosto de 2023. Categoria: Notícias

Última atualização em 5 de setembro de 2023 – A comissão organizadora dos Encontros Universitários (EU) 2023 lançou os editais que vão regulamentar as atividades do evento, que ocorrerá de 8 a 10 de novembro, presencialmente, na maioria dos campi da Universidade Federal do Ceará. Os documentos podem ser consultados em www.encontrosuniversitarios.ufc.br.

Em Fortaleza, Russas, Sobral e Crateús, as inscrições de resumos de trabalhos de natureza acadêmica ocorrem de 28 de agosto até 15 de setembro, no site dos Encontros Universitários.

Logo colorida dos Encontros Universitários 2023

A edição 2023 dos Encontros Universitários será presencial (Imagem: Divulgação)

Já o prazo para inscrições de propostas artísticas, culturais e técnicas da IX Mostra ICA, em Fortaleza, é mais curto: de 21 de agosto a 3 de setembro. O X Encontro de Cultura Artística, por sua vez, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura, seguirá o cronograma geral, com inscrições até 15 de setembro.

Os EU 2023 do Campus de Quixadá seguem um calendário específico (ver edital na listagem no final da notícia). Já o Campus de Itapajé, por ainda se encontrar em processo de implementação, ainda não possui EU próprio, e os estudantes interessados em participar devem se inscrever para os eventos de Fortaleza.

LEITURA DOS EDITAIS – Os EU 2023 da UFC reúnem toda a produção acadêmica, científica, extensionista, cultural e artística da Instituição. O evento é composto por diferentes Encontros, e cada um possui um edital próprio, com as regras específicas de participação. Por isso, é imprescindível a leitura do edital de interesse.

A apresentação de trabalhos seguirá com três formatos: pôsteres, apresentações orais e apresentações culturais. Uma novidade é que, na modalidade oral, haverá uma nova opção: o pitch, um modelo de apresentação rápida, em que os estudantes terão até cinco minutos para “defender” seu trabalho. O participante deve verificar, no edital de seu interesse, se essa modalidade está disponível.

A apresentação de trabalho nos EU 2023 é obrigatória para bolsistas, mas qualquer membro da comunidade acadêmica pode participar, facultativamente.

PROGRAD – A Pró-Reitoria de Graduação participa do evento com quatro editais, relativos aos seguintes encontros: XXXII Encontro de Iniciação à Docência, XIII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação, X Encontro de Programas de Educação Tutorial e XVII Encontro de Práticas Docentes, que abrange o IX Seminário Institucional de Iniciação à Docência/PIBID e o III Seminário Institucional de Residência Pedagógica/PRP.

NOVIDADES – A principal novidade deste ano é a retomada do formato presencial, após três edições on-line em decorrência da pandemia de covid-19. O tema escolhido foi “Incluir para educar, educar para incluir”.

Em Fortaleza, as atividades ocorrerão no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. A maior parte será sediada no Centro de Convivência, mas também haverá programação no Instituto de Cultura e Arte (ICA), no Centro de Ciências e no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação. Nos campi da UFC no interior, cada unidade sediará seu evento.

CONVITE A TODOS – A organização geral dos EU, neste ano, é da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). O Prof. Bruno Anderson Matias da Rocha, novo titular da PRAE, considera os Encontros Universitários um momento dos mais significativos da Instituição. “É a resposta que a Universidade dá à sociedade sobre sua pesquisa, sua extensão, suas ações de ensino”, comenta.

O pró-Reitor da PRAE considera a volta dos Encontros presenciais como fator que mobiliza à participação. “Acredito que é extremamente importante que haja uma grande adesão, seja na apresentação de trabalhos, seja participando de sessões nas diversas modalidades, de todos os estudantes da universidade”, ressalta.

O convite é extensivo à comunidade universitária e à sociedade. “Vamos abrir espaço para a sociedade civil e isso vai demonstrar a importância que a UFC tem. Então, esse é um convite à ampla participação e um momento de reencontro”, reforça o pró-reitor.

Para consultar os editais restantes e obter mais informações sobre os Encontros Universitários 2023, o interessado pode acessar o portal da UFC ou o site do evento.

Encontros Universitários 2023 inclui o pitch como mais uma forma de apresentação de trabalhos

Fonte: Comissão Organizadora dos Encontros Universitários – e-mail: encontrosuniversitarios@ufc.br