Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Letras-Libras: convocação para heteroidentificação presencial obrigatória

Data da publicação: 12 de setembro de 2024 Categoria: Notícias de 2024 Tags: , , , ,
Ilustração com fundo azul de pessoa avaliando candidatos

O único critério para a heteroidentificação é o fenotípico (Ilustração: Freepik)

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará convoca para  heteroidentificação presencial onze pessoas selecionadas para ingresso no curso de Letras-Libras no semestre letivo 2024.2. O procedimento obrigatório será realizado às 9h20min da próxima terça-feira (17), na Sala de Heteroidentificação da PROGRAD, localizada no Campus do Pici, bloco 308, em Fortaleza. É obrigatório apresentar documento de identificação oficial com foto.

Convocação para heteroidentificação presencial

Foram convocadas pessoas inscritas na modalidade de concorrência reservada a pessoas negras pretas ou negras pardas, em atendimento ao Artigo 18 do Edital nº 21/2024, que rege o processo seletivo. Somente após o procedimento de heteroidentificação presencial, que não pode ser remarcado a critério do candidato ou candidata, essas matrículas serão homologadas.

O único critério para a heteroidentificação é o fenotípico. Não são considerados características fenotípicas de ascendentes, descendentes ou demais parentes da pessoa avaliada; fatores genotípicos da pessoa avaliada ou quaisquer registros, cadastros ou documentos (inclusive imagem e certidões usados em  outros procedimentos de heteroidentificação de concursos públicos ou processos seletivos).

Durante o procedimento será proibido o uso de maquiagem, roupas que cubram o braço (como camisa ou blusa de manga longa), máscara, chapéu, boné, turbante, gorro ou outro que cubra rosto ou cabeça. Para a realização do procedimento, será necessário que a pessoa avaliada retire os óculos (escuros ou de grau), caso os esteja usando.

Atenção!

De acordo com o Edital nº 21/2024, perderá o direito a vaga candidato ou candidata que:

• Não comparecer ao procedimento de heteroidentificação
  • Recusar-se a assinar a lista de presença
  • Recusar-se à filmagem do procedimento
  • Não atender às orientações da comissão com a finalidade de viabilizar
    a aferição do fenótipo e padronizar as imagens registradas

Quem não se enquadrar como cotista no procedimento presencial de heteroidentificação terá sua matrícula cancelada, garantidos o contraditório e a ampla defesa. Se o candidato ou candidata tiver dúvidas, deve entrar em contato com a Divisão de Seleção (DISEL) da Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação (COPIC) da PROGRAD, pelo e-mail disel@prograd.ufc.br.

Acompanhe todas as etapas do Edital nº 21/2024

Fonte: Divisão de Seleção – fone: (85) 3366 9422 / e-mail: disel@prograd.ufc.br