LII KUABA: Licenciatura indígena oferece 40 vagas para candidatos de etnias do Estado do Ceará

Data de publicação: 7 de junho de 2023. Categoria: Notícias
Fotografia de estudante indígena, com cocar colorido e beca de formatura, posando em frente a painel da UFC, na colação de grau.

A distribuição das vagas para cada etnia está informada no edital (Fotografia: Ribamar Neto)

Última atualização em 13 de junho de 2023 – A Universidade Federal do Ceará inicia o processo seletivo de 40 alunos para a segunda turma da Licenciatura Intercultural Indígena KUABA (LII KUABA), com a divulgação do Edital nº 24/2023. As inscrições estarão abertas a partir de terça-feira (13) e seguirão até 19 de junho. Podem concorrer candidatos pertencentes às etnias indígenas do Estado do Ceará que tenham concluído o ensino médio.

A seleção será realizada em uma única etapa, classificatória, composta por elaboração de Memorial e pelas notas nas disciplinas de Português e Matemática presentes no histórico escolar do ensino médio, documento obrigatório para inscrição. O Memorial, a ser escrito no dia da avaliação presencial, deverá abordar aspectos como a interação do candidato com sua comunidade e sua formação como estudante, por exemplo.

INSCRIÇÃO – O requerimento de inscrição será admitido exclusivamente pelo e-mail selecaokuaba@ufc.br, no período de 00h01min de 13 de junho até 23h59min de 19 de junho, sob Assunto (Título): “Inscrição para seleção KUABA 2023”. É necessário anexar, digitalizados e reunidos em um único arquivo em formato PDF, o Formulário de Inscrição constante no Anexo I e a documentação solicitada no Edital. Este arquivo deverá conter o nome completo do candidato.

CALENDÁRIO – O resultado da análise de documentos será divulgado no site da Pró-Reitoria de Graduação no dia 22 de junho. Recursos serão aceitos no dia 26 de junho. O calendário completo de atividades, bem como demais detalhes sobre a seleção, pode ser consultado no Edital nº 24/2023.

O CURSO – A LII KUABA é vinculada ao Centro de Humanidades. As aulas serão ministradas em uma semana intensiva por mês, nos turnos de manhã, tarde e noite, em campus da UFC e/ou em aldeias indígenas, conforme previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). De acordo com a coordenação do curso, os custos de deslocamentos dos discentes para as atividades letivas serão de responsabilidade dos mesmos, já a alimentação poderá ser feita no Restaurante Universitário.

• Edital 24/2023 – Processo Seletivo Licenciatura Intercultural Indígena KUABA

Fonte: Coordenação da Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba (LII KUABA) – Fone: 85 3366 7582 / e-mail: kuaba@ufc.br