Oficina realizada na UFC aborda mudanças nas classificações de cursos de graduação

Data de publicação: 29 de agosto de 2018. Categoria: Notícias

Mais de 160 representantes de instituições de ensino superior participaram da oficina

Com o objetivo de entender as novas normas de classificação internacional de cursos de graduação, foi promovida ontem (28) a Oficina de Classificação de Avaliação dos Cursos, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi escolhida como sede para o evento na região Nordeste e contou com a presença de mais de 160 representantes de instituições de ensino superior públicas e privadas.

Na ocasião, foi explanada a importância da classificação dos cursos de graduação e da metodologia utilizada para este tipo de análise, além da apresentação de propostas relacionadas à classificação de cursos e da função dos avaliadores. Esteve presente a Profª. Laura Bernardes da Silva, Coordenadora do Censo da Educação Superior, instrumento de pesquisa sobre as Instituições de Educação Superior (IES) realizado pelo INEP.

Representando a UFC, participou do evento a comissão formada pelo Pró-Reitor de Graduação, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques; Procurador Institucional, Prof. Ciro Nogueira Filho; Diretor do Centro de Tecnologia, Prof. Carlos Almir Holanda, também membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA); a Coordenadora de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV), Profª Socorro Sousa, e a Coordenadora Geral de Programas Acadêmicos (CGPA), Profª Simone Borges.

Após publicação da tabela internacional, elaborada pelo Inep, todos os coordenadores de cursos de graduação da UFC serão convidados para conhecer e opinar acerca dos novos rótulos e enquadramentos presentes no documento.

Classificação Internacional – As novas normas de classificação internacional de cursos de graduação serão utilizadas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para a elaboração de estatísticas e comparação de cursos.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: 85 3366 9020