Orientações aos formandos da colação de grau antecipada de Medicina e Fisioterapia

Data de publicação: 4 de maio de 2020. Categoria: Notícias

As Pró-Reitorias de Graduação (Prograd), de Planejamento e Administração (Proplad) e a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal do Ceará informam aos formandos de Fisioterpia e Medicina (Fortaleza e Sobral) os procedimentos necessários para a assinatura on-line da Lista de Colação de Grau nesta quinta-feira, 7 de maio. O acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) estará disponível para esta finalidade somente nesta data, no horário de 7h às 17h. O estudante que não realizar o procedimento completo no prazo perderá o direito à outorga de grau antecipada, autorizada por meio da Portaria nº 74/2020, em consonância com a Medida Provisória nº 934/2020, do Governo Federal.

Veja o passo a passo para assinatura da Lista de Colação de Grau, procedimento indispensável e improrrogável para a outorga de grau do estudante:

1) No dia 7 de maio, o formando deverá acessar o SEI, no horário de 7h às 17h por meio do endereço eletrônico seinaufc.ufc.br e clicar no ícone indicativo de Acesso a Usuários Externos.

2) A página seguinte, apresentará os campos para preenchimento de login e senha. Informe seu e-mail cadastrado no SIGAA e, em seguida, clique em “Esqueci minha senha”.

3) O sistema abrirá, então, uma tela para geração de nova senha. Ao informar o e-mail cadastrado no SIGAA e clicar em “gerar nova senha”, você receberá um e-mail com a senha gerada automaticamente pelo sistema. Caso não receba o e-mail, verifique se a mensagem não está na caixa de spam.

4) Logo após o recebimento da senha temporária por e-mail, você deverá acessar novamente a tela de login, e indicar o e-mail do SIGAA e a senha temporária.

5) Após realizado o login, na tela inicial (controle de acessos externos), você visualizará o Processo de Antecipação de colação de grau, o qual aparecerá na primeira coluna à esquerda da sua tela.

6) Ao clicar no número do documento SEI, o sistema abrirá a tela para visualização da lista, sob o título de “Graduação: antecipação de colação de
grau digital PROGRAD”.

7) Em seguida, você deverá clicar no botão “Assinar”, localizado no canto superior direito da tela, e o sistema abrirá a tela de assinatura. Digite a senha recebida por e-mail e clique em “Assinar”. Depois, verifique a confirmação da assinatura que aparecerá ao final do documento. O procedimento de assinatura da Lista de colação de grau será finalizado neste momento.

8) Caso tenha alguma dificuldades no acesso ao sistema SEI, entre em contato com o suporte pelo e-mail atendimentosei@ufc.br.

Após decorrido o tempo para os formandos assinarem a lista (7h às 17h do dia 7 de maio), haverá a assinatura da Ata de colação de grau pelas autoridades acadêmicas envolvidas no processo (reitor, pró-reitora de Graduação, diretores das Unidades Acadêmicas e coordenadores dos Cursos). Depois desse  procedimento, o reitor Cândido Albuquerque assinará o Edital conferindo grau aos que assinaram a Lista de Colação de Grau, que será publicado neste site. A assinatura deste documento finalizará todo o processo digital de antecipação de colação de grau.

Certidão de Colação – A Certidão de Colação de Grau dos concludentes da colação de grau antecipada estará disponível para emissão, via SIGAA, a partir das 14h de sexta-feira, 8 de maio. Ao acessar o SIGAA, o estudante deverá clicar no menu “Documentos e Declarações”, no portal do discente. Com o código de verificação no rodapé da certidão de colação de grau, o aluno poderá gerar sua certidão em PDF e emitir novas cópias, caso necessário.

O estudante somente deverá procurar o setor de protocolo da Prograd para emissão de certidão de colação de grau, caso verifique que a certidão emitida via SIGAA apresenta algum dado pessoal que necessite de retificação. O contato deverá ser feito exclusivamente pelo e-mail protocolo@prograd.ufc.br.

Registro no CRM – Após a emissão da certidão, os alunos que necessitarem solicitar registro profissional deverão entrar em contato com o Conselho Regional de Medicina (CRM) de sua região e pedir que a entidade envie um e-mail para a Divisão de Memória e Documentação, por meio do endereço dmd@prograd.ufc.br. A Seção de Diplomas enviará a listagem de alunos que colaram grau. Este será um procedimento padrão entre os CRM e a UFC, devendo ocorrer por demanda dos CRM.

Fonte: Gabinete da Pró-Reitoria de Graduação – e-mail: gabinete@prograd.ufc.br