Palestra sobre interdisciplinaridade dá início ao IX EPD

Data de publicação: 19 de novembro de 2015. Categoria: Notícias

Uma palestra sobre interdisciplinariedade, com o Prof. Sérgio Farias, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), deu início, nesta quinta-feira (19), à programação do IX Encontro de Práticas Docentes.

A palestra aconteceu hoje (19), pela manhã, no auditório da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Na ocasião, o professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA defendeu a universalização dos conhecimentos, disciplinas e grades curriculares em favor da maior difusão da interdisciplinariedade. “As experiências vivenciadas em ambientes fora da universidade, como no trabalho, são interdisciplinares. Mas, atualmente, as universidades não conseguem oferecer uma formação desse tipo”, disse. Ele também criticou o atual sistema educacional no ensino superior: “as universidades estão se distanciando do seu objetivo, que é oferecer ao estudante uma experiência universal, e estão se tornando apenas centros profissionalizantes”.

Farias defende que o tipo ideal de educação interdisciplinar são os Bacharelados Interdisciplinares (BI). Para ele, “um aluno do ensino médio de 15, 16 anos não possui maturidade suficiente para escolher uma profissão. Mas os Bacharelados Interdisciplinares não exercem esse tipo de pressão, pois o aluno só precisará escolher o que fazer quando realmente tiver vivência e maturidade para isso”. Os BIs são cursos de graduação que permitem uma formação mais ampla e com maior flexibilidade na organização da grade curricular, podendo ser encontrados em muitas universidades brasileiras, como na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e também na UFBA.

Eles funcionam baseados em ciclos. No primeiro, em vez de escolher uma profissão que deseja seguir, o aluno escolhe uma grande área (Artes, Saúde, Ciências, Tecnologia e Humanidades, entre outras) com a qual se identifica. Durante o curso, estuda conteúdos gerais da área escolhida e de outras também, podendo direcionar o currículo para um campo específico ou mesmo se aprofundar em diversas áreas. Ao término de três anos, o estudante decide se quer seguir para o mercado de trabalho com o diploma de bacharel na área que escolheu e atuar como um profissional generalista ou partir para o segundo ciclo (profissionalizante) em um campo específico da área escolhida anteriormente.

Esse tipo de sistema interdisciplinar dá a oportunidade de o estudante descobrir qual é sua vocação, pois, de acordo o próprio professor, “cerca de 50% (dos formados) não atuam em sua área de graduação”. Ele mesmo integra esse percentual: inicialmente graduado em Física, fez mestrado na área de Educação e doutorado em Artes, no qual atua hoje em dia.

A discussão da interdisciplinaridade foi escolhida para a palestra de abertura do IX EPD por ser um tema emergente no mundo contemporâneo e por enfrentar resistência no universo educacional. “É uma oportunidade de conhecer experiências sobre o assunto, que ainda é um desafio na formação de professores e no trabalho nas escolas”, afirma uma das organizadoras do evento, Profª Carmensita Passos.

A apresentação de trabalhos do IX EPD segue até amanhã (20) no hall e no auditório da Prograd, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. O encerramento será neste sábado, com a peça “Loteamento Tchekhov”, montada pelos alunos do curso de Teatro da UFC, com direção do Prof. Héctor Briones. O espetáculo será encenado no sábado (21), em duas sessões (17h e 19h), no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, com apresentação aberta ao público. A obra reúne vários textos do escritor e dramaturgo russo Anton Tchekhov. O teatro está localizado na Av. da Universidade, 2210, Benfica.

Organização do IX EPD divulga resumos selecionados

Fonte: Divisão de Comunicação – fone: 85 3366 9219