Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Graduação

Área do conteúdo

Diploma – Segunda Via

Como solicitar a segunda via do diploma de graduação?

O requerente deve entregar na Seção de Protocolo da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará (UFC), ou enviar para o e-mail dmd@prograd.ufc.br, a seguinte documentação:

  • Requerimento para expedição de diploma, preenchido de forma legível (modelo para download);
  • Fotocópia de um documento de identificação oficial com foto (frente e verso);
  • Boletim de Ocorrência sobre o que aconteceu com a primeira via do diploma físico (BO).

 

O solicitante do diploma de graduação (segunda via) deve ficar atento a algumas orientações:

  • Para que o nome e/ou comprovação da naturalidade do solicitante conste corretamente no diploma de graduação (segunda via), é necessário que seja apresentado algum documento, como cópia da certidão de nascimento ou casamento. Caso o solicitante forneça somente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como documento de identificação oficial com foto, talvez seja necessário o envio de um outro documento complementar que indique a naturalidade do requerente e a grafia correta do nome;

 

Atenção! Às vezes, a CNH não traz informações sobre a NATURALIDADE e, na CNH, de modo geral, não há a grafia da cedilha (ç), do til (~) e da acentuação das sílabas tônicas das palavras.

 

  • É fundamental que os dados fornecidos no requerimento de expedição de diploma estejam legíveis e completos;
  • A cópia (frente e verso) do documento de identificação oficial com foto também deve estar legível, incluindo a foto;
  • A assinatura do requerimento de expedição de diploma deverá corresponder à assinatura que consta no seu documento de identificação oficial com foto. A assinatura deverá ser manuscrita (de próprio punho) ou também poderá ser digital, desde que possa ser validada;
  • O Boletim de Ocorrência (BO) deverá ser registrado contendo informações do que ocorreu com a primeira via do diploma. Exemplos: perda, extravio, furto, procurou e não encontrou etc. O BO poderá ser do tipo eletrônico, mas deve ser assinado pelo declarante das informações.

 

E se eu ainda possuir a primeira via do diploma?

Caso ainda tenha a primeira via do seu diploma, solicitamos que nos envie uma cópia (frente e verso) do diploma original, com uma explicação breve do motivo da solicitação da segunda via. Exemplos: mudança de nome, diploma danificado etc. Neste caso, não é necessário fornecer o Boletim de Ocorrência.

 

Como posso acompanhar o processo de assinatura do meu diploma digital?

Se desejar, você poderá acompanhar o processo de assinatura do seu diploma digital no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFC. Basta acessar o sistema e seguir os passos indicados abaixo:

Clique no Link  (SIGAA – UFC) >> PORTAL DO DISCENTE  >> Aba Ensino  >> Diploma Digital >> Acompanhar assinaturas. Veja a imagem abaixo.

Como posso ter acesso à imagem ou representação visual do meu diploma digital (RVDD)?

Depois de completamente assinado, o diploma digital ficará disponível no SIGAA e a imagem ou Representação Visual do Diploma Digital (RVDD) estará disponível em PDF. Se desejar, o aluno poderá imprimir a imagem do seu diploma (RVDD) no papel e/ou na impressora da sua escolha.

Aba Ensino > Diploma Digital » Downloads

                                       

                                                                              Downloads > RVDD

 

Quanto tempo leva a emissão do diploma?

O processo de emissão de segunda via pode levar até 60 (sessenta) dias corridos, mas de modo geral, quando tudo transcorre dentro da normalidade, os diplomas são expedidos em menos de 30 (trinta) dias. Se desejar informações sobre o andamento da confecção do seu diploma, entre em contato com a Divisão de Memória e Documentação pelo telefone (85) 3366 9524 ou pelo e-mail dmd@prograd.ufc.br.

 

Como faço para consultar se o meu diploma digital é válido?

Agora, o diploma é digital, assinado de forma digital e validado de forma digital.  A validação do diploma digital é feita no Portal de Conformidade do Diploma (MEC) ou por meio do QR CODE que há no verso da imagem do diploma.

 

Setor responsável

Divisão de Memória e Documentação – DMD

Chefe: Francisco Ivanildo Ferreira Fialho
Fone: (85) 3366 9524
E-mail: dmd@prograd.ufc.br

 

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo