Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Graduação

Área do conteúdo

Mobilidade Acadêmica

O que é mobilidade acadêmica?

É o processo que possibilita ao estudante matriculado em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) cursar disciplinas em outra e, após a conclusão dos estudos, a emissão de atestado de comprovante de estudos, com registro em sua instituição de origem.

Quem pode participar?

O Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica alcança somente alunos regularmente matriculados em cursos de graduação de universidades federais, que tenham concluído pelo menos 20% (vinte por cento) da carga horária de integralização do curso de origem e ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade. A relação de instituições participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica está disponível no site da Andifes.

Sou aluno de outra IFES e quero cursar disciplinas na UFC. Como proceder?

O estudante deve procurar o setor responsável por mobilidade acadêmica em sua IFES de origem e se informar sobre seus prazos e procedimentos. A IFES encaminhará para a UFC a autorização, constando disciplinas e semestres pleiteados, junto com o histórico do aluno. É importante destacar que essa documentação deve chegar à UFC até a data estipulada pelo Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica.

Caso a minha IFES de origem me autorize a cursar disciplinas na UFC, o que devo fazer?

Após o retorno da UFC ao pedido da IFES de origem, o estudante deve comparecer, no período de inscrições informado no Calendário Universitário, à coordenação de cada curso que possui as disciplinas pleiteadas, para que o coordenador possa expressar o consentimento para a matrícula. Depois disso, deve comparecer à Divisão de Seleção e Matrícula da Prograd (Campus do Pici), levando toda a documentação exigida. Os formulários para requerimento de inscrição são disponibilizados no site da Prograd no período de inscrição.

Qual é a documentação exigida?

Os alunos do programa de mobilidade acadêmica devem apresentar cópias legíveis de documento de identidade e CPF, além de originais do histórico escolar e autorização da IFES de origem para cursar disciplinas na UFC através do programa.

Nesse caso, por quanto tempo posso cursar disciplinas na UFC?

É importante ressaltar que o aluno não poderá se afastar da IFES de origem, sob o amparo do vínculo temporário previsto no convênio, por prazo superior a um ano letivo. Em caráter excepcional, a critério da instituição receptora, poderá haver renovação do vínculo por até mais um período letivo.

Quando é aberto o período de inscrições?

O período de inscrições sempre é informado no Calendário Universitário.

Aluno em mobilidade acadêmica na UFC pode pegar emprestado material nas bibliotecas da Universidade?

Entre em contato com a Biblioteca Universitária.

Sou aluno da UFC e desejo cursar disciplinas em outras IES

O estudante da UFC pode solicitar a mobilidade acadêmica a qualquer tempo, mas deve buscar informações junto à IFES de seu interesse sobre seus prazos e procedimentos.

É possível a mobilidade acadêmica entre a UFC e instituições no exterior.

Sim, nesse caso o estudante deve procurar orientação junto à Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFC, que poderá informar sobre os tipos de modalidade acadêmica internacional.

Sou estudante da UFC em programa de mobilidade acadêmica em outra IFES. Preciso fazer matrícula?

Depende. Se o estudante em programa de mobilidade acadêmica estiver retornando à UFC no semestre, deve realizar matrícula institucional, no período definido pelo Calendário Universitário. Já o aluno que vai cursar o semestre em outra instituição deve verificar no site da Prograd, antes do período de matrícula curricular, o procedimento necessário para manter o vínculo com a UFC durante sua ausência.

Acessar Ir para o topo