Português

Mudança de Curso

É possível mudar de curso dentro da UFC?

Sim. Verifique as normas da seleção no Edital de Mudança de Curso. Você pode conferir as datas de divulgação do edital no Calendário Universitário.

Quem pode solicitar a mudança de curso na UFC?

Podem participar alunos regularmente matriculados, com matrícula institucional ou com matrícula trancada no semestre anterior ao da seleção em cursos de graduação presenciais da UFC. Por exemplo, para a seleção 2020.2, é necessário ter matrícula (regular, institucional ou trancada) em 2020.1.

Posso participar dessa seleção para mudar de campus?

Sim, esse é o processo também para mudança de campus.

Posso participar dessa seleção para mudar de turno?

Sim, esse é o processo também para mudança de turno.

A partir de qual semestre posso participar?

Para concorrer, o estudante deve ter cursado todos os componentes obrigatórios do primeiro ano do curso de origem.

Quem pode ter inscrição indeferida?

Não podem participar da seleção para mudança de curso os seguintes estudantes: alunos de cursos de Ensino a Distância (EAD), alunos do programa PEC-G, alunos que ingressaram no curso atual por edital de nova modalidade/habilitação e alunos com ingresso no período de divulgação do edital (por exemplo, alunos com ingresso em 2020.1 não podem participar da seleção para mudança de curso para 2020.2). Também são indeferidos os candidatos que não atendem aos requisitos eliminatórios especificados no edital.

Quais são os requisitos eliminatórios?

No ato da inscrição, o estudante não pode ter IRA Individual inferior a 4.5, não pode ter acumulado 4 (quatro) ou mais reprovação por frequência em componentes curriculares do curso atual; não pode ter acumulado 2 (duas) ou mais reprovações por frequência em um mesmo componente curricular de seu curso atual; precisa ter se matriculado e cursado, com aprovação ou reprovação por nota, todos os componentes curriculares obrigatórios do primeiro ano de seu curso atual; não poderá se encontrar com prazo para conclusão superior ao prazo médio estabelecido para o curso (que pode ser consultado na estrutura curricular do curso).

Posso tentar mudança para qualquer outro curso da UFC?

O estudante pode participar da seleção para qualquer curso que ofereça vagas no edital vigente. No entanto, deve atentar ao fato de que cursos da mesma unidade acadêmica do curso de origem ou se for o mesmo curso de unidade acadêmica (campus) distinta o peso é maior no cálculo da nota final.

Sou aluno da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Posso participar da seleção de mudança de curso?

Não. A Universidade Federal do Cariri (UFCA), criada em junho de 2013, é uma instituição autônoma. Desta forma, o processo para ingressar em um curso da UFC não é a seleção para mudança de curso, mas a Transferência de outras Instituições de Ensino Superior.

Passei na mudança de curso e vou iniciar agora meu novo curso. Sou matriculado automaticamente nas disciplinas ou eu tenho que fazer a minha matrícula no sistema?

A matrícula só é automática para ingressantes via SISU. No caso de mudança de curso, o aluno deverá efetuar sua matrícula curricular em disciplinas normalmente, no SIGAA ou na coordenação do curso.

Posso solicitar aproveitamento de disciplinas?

Disciplinas que têm o mesmo código ou têm equivalência registrada são aproveitadas automaticamente.

Quando será a próxima seleção?

Em razão da pandemia de Coronavírus, o edital de mudança de curso está suspenso por tempo indeterminado.