Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Graduação

Área do conteúdo

Mudança de Curso

 

É possível mudar de curso dentro da UFC?

Sim. O processo ocorre uma vez por ano, regido por edital específico publicado no site da PROGRAD, em data informada no Calendário Universitário.

 

Quem pode solicitar a mudança de curso na UFC?

Podem participar alunos em situação regular, no semestre anterior ao da seleção, em cursos de graduação presenciais da UFC. Por exemplo, para a seleção de ingresso em 2023, é necessário ter matrícula ativa (regular, institucional ou trancada) em 2022.2. Somente será aceita a inscrição de candidato com forma de ingresso no curso atual pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) ou por seleção para Letras-Libras.

 

Ingressei no meu curso atual por meio de admissão de graduado. Posso participar da seleção para mudança de curso?

Não. Somente será aceita a inscrição de candidato com forma de ingresso no curso atual pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) ou por seleção para Letras-Libras.

 

Ingressei no meu curso atual transferido de outra IES. Posso participar da seleção para mudança de curso?

Não. Somente será aceita a inscrição de candidato com forma de ingresso no curso atual pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) ou por seleção para Letras-Libras.

 

Já mudei de curso uma vez. Posso participar da seleção para mudança de curso de novo?

Não. Somente será aceita a inscrição de candidato com forma de ingresso no curso atual pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) ou por seleção para Letras-Libras.

 

Sou aluno de curso semipresencial (EAD), mas quero mudar para um curso presencial. Posso participar da seleção para mudança de curso?

Não. Podem participar apenas alunos de cursos de graduação presenciais da UFC.

 

Posso tentar mudança para qualquer outro curso da UFC?

O estudante pode participar da seleção para qualquer curso que ofereça vagas no edital vigente. No entanto, deve atentar ao fato de que cursos da mesma unidade acadêmica do curso de origem têm peso maior no cálculo da nota final.

 

Posso participar dessa seleção para mudar de campus?

Sim, esse é o processo também para mudança de campus. No entanto, é importante lembrar que, no cálculo da nota final, se trata de outra unidade acadêmica.

 

Posso participar dessa seleção para mudar de turno?

Sim, esse é o processo também para mudança de turno.

 

Posso tentar vaga em mais de um curso?

Não. Somente será aceita uma inscrição para cada candidato. A última confirmação realizada dos dados do formulário será a inscrição válida.

 

A partir de qual semestre posso participar?

O candidato deve verificar as normas do edital vigente. Para seleção de ingresso em 2023, poderão participar do processo de seleção apenas alunos que tiverem ingressado no curso atual em algum dos seguintes semestres letivos: 2020.1, 2020.2, 2021.1, 2021.2 ou 2022.1.

 

Há alguma exigência em relação à carga horária cursada?

O candidato deve verificar as normas do edital vigente. Para seleção de ingresso em 2023, os candidatos devem ter integralizado no mínimo 300 horas e no máximo 1.500 horas de carga horária no curso atual até o último dia de inscrição (considera-se a carga horária total integralizada constante no histórico do candidato, ou seja, todas as disciplinas aproveitadas ou cursadas com aprovação).

Como localizar a carga horária total integralizada em seu histórico (observação: exemplo meramente ilustrativo)

 

O IRA é critério de seleção? Qual o IRA usado, Geral ou Individual? Há um IRA mínimo exigido?

A equação, que pode ser consultada no edital, leva em consideração o IRA Geral, que constar no histórico do candidato no ato da inscrição. Não é exigido um IRA mínimo, portanto não é um critério eliminatório, porém é classificatório.

 

O IRA Geral do semestre 2022.1 ou 2022.2?

O IRA Geral que constar no no histórico do candidato no ato da inscrição, ou seja, o IRA Geral referente a 2022.1, uma vez que o semestre 2022.2 ainda está em andamento.

 

Tenho reprovações no meu histórico. Terei a inscrição indeferida?

Não. O edital não cita reprovações, seja por nota ou frequência, como critério para indeferimento.

 

Tenho supressões de disciplina no meu histórico. Terei a inscrição indeferida?

Não. O edital não cita supressões de disciplina como critério para indeferimento.

 

Estou com livro emprestado da biblioteca. Minha inscrição será impedida?

Não. No entanto, os candidatos não poderão ter débitos ou pendências com a Biblioteca Universitária no momento da Confirmação de Matrícula, cujas datas são informadas no edital. Se for o caso, entre em contato com a Biblioteca.

 

Sou aluno da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Posso participar da seleção de mudança de curso?

Não. A Universidade Federal do Cariri (UFCA), criada em junho de 2013, é uma instituição autônoma. Desta forma, o processo para ingressar em um curso da UFC não é a seleção para mudança de curso, mas a Transferência de outras Instituições de Ensino Superior.

 

Sou aluno de outra instituição de ensino. Posso participar da seleção de mudança de curso?

Não. Neste caso, o processo para ingressar em um curso da UFC não é a seleção para mudança de curso, mas a Transferência de outras Instituições de Ensino Superior.

 

Se eu me inscrever no processo seletivo, perco a vaga no curso de origem?

Não. Somente se for aprovado no processo seletivo e realizar a Confirmar de Matrícula no novo curso.

 

Se eu for aprovado e não realizar a Confirmação de Matrícula, perco a vaga no meu curso de origem?

Não. A não realização da Confirmação de Matrícula significa a desistência do novo curso e a permanência no curso de origem do candidato.

 

Se for aprovado na seleção para mudança de curso, sou matriculado automaticamente nas disciplinas ou eu tenho que fazer a minha matrícula no sistema?

A matrícula só é automática para ingressantes via SISU. No caso de mudança de curso, o aluno deverá efetuar sua matrícula curricular em disciplinas normalmente, no SIGAA ou junto à coordenação do novo curso nas mesmas datas dos estudantes veteranos, conforme Calendário Universitário.

 

Como solicitar aproveitamento de disciplinas?

Disciplinas que têm o mesmo código ou têm equivalência registrada são aproveitadas automaticamente. Caso deseje solicitar aproveitamento de outros componentes curriculares, deve ser adotado o mesmo procedimento de aproveitamento de estudos regido pela Portaria nº 103/2019, por meio de formulário específico, junto à coordenação do seu curso.

 

Como ficará o IRA de quem mudar de curso?

O aluno que for aprovado e se matricular no novo curso o iniciará com IRA zerado. Os componentes cursados no semestre corrente do curso de origem afetarão somente o IRA do histórico do curso de origem. Cabe ao estudante decidir concluir ou não o semestre no curso de origem.

 

Quanto tempo leva até o SIGAA ser atualizado?

A mudança para o novo curso no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) não é imediata e deve ser finalizada pela PROGRAD em até três semanas após a confirmação de  matrícula.

 

Se eu me arrepender, posso voltar para o meu curso de origem ou tentar nova seleção de mudança de curso?

Não. Desde o processo seletivo para ingresso em 2022.1, somente pode ser efetivada uma única vez. A Confirmação de Matrícula do candidato aprovado no novo curso configura a desistência definitiva do curso anterior, não sendo possível o retorno ao mesmo.

 

Setor responsável
Divisão de Seleção e Matrícula – DSM/COPIC (Contatos)

 

Acessar Ir para o topo