PIBID abre seleção para oito estudantes bolsistas

Data de publicação: 4 de julho de 2017. Categoria: Notícias

Estão abertas, de 4 a 10 de julho, inscrições para seleção de estudantes bolsistas para o PIBID/UFC. Há vagas para as licenciaturas em Ciências Biológicas e Educação Física.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na Universidade Federal do Ceará (PIBID/UFC) oferta oito bolsas para estudantes atuarem em escolas públicas de educação básica. As inscrições acontecem até a próxima segunda-feira (10).

As bolsas são direcionadas para estudantes matriculados a partir do 2° semestre, sendo 3 vagas para o curso de Ciências Biológicas e 5 vagas para o curso de Educação Física. Os candidatos devem dispor de 12 horas semanais para dedicação ao programa, ser brasileiro ou possuir visto de permanência definitivo e estar em dia com as obrigações eleitorais.

A seleção é divida em duas etapas, a primeira com a análise do histórico escolar e do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) e do curriculum vitae. Já a segunda etapa tem como finalidade a avaliação do perfil do candidato com relação aos princípios norteadores do Programa e conta com análise de “carta de motivação” e entrevista individual, agendada em calendário próprio e divulgado no local das inscrições.

Os candidatos classificados no limite do número de vagas anunciadas serão chamados imediatamente, enquanto os candidatos classificáveis serão chamados na medida da ocorrência de novas vagas, respeitando a ordem de aprovação. Os candidatos classificáveis poderão ser convidados a participar do projeto como voluntários, a critério do coordenador de área.

O PIBID tem como objetivo estimular os estudantes a optarem pela carreira de docente, além de incentivar o uso de metodologias de ensino e práticas docentes pedagogicamente criativas e inovadoras. As bolsas possuem duração de até 24 meses, prorrogáveis por igual período, dependendo da avaliação do desempenho do bolsista. O valor mensal, individual, é de R$ 400,00.

DOCUMENTAÇÃO – Os estudantes interessados devem preencher ficha de inscrição, disponível em anexo no edital, e entregá-la juntamente com as cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de matrícula, cópia do título de eleitor, comprovante(s) de votação da última eleição, cópia do certificado de reservista (para os homens), cópia do histórico escolar atualizado, curriculum vitae e carta de motivação, explicitando o seu interesse em participar do PIBID.

INSCRIÇÕES – A documentação deve ser entregue até a próxima segunda-feira (10), na Coordenação do Curso de Ciências Biológicas e na Secretaria da coordenação do curso de Educação Física. O resultado da primeira etapa está previsto para quarta-feira (12).

Fonte: Coordenação Institucional do PIBID UFC – fone: 85 3366 9796