PIBID e Residência: Inscrições para professores em escolas parceiras seguem até 21 de outubro

Data de publicação: 30 de setembro de 2022. Categoria: Notícias

Última atualização em 17 de outubro de 2022 – Está aberta a seleção de professores da educação básica para bolsas dos núcleos que compõem os programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Ceará.

As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente pela internet, até o dia 21 de outubro. Aditivos aos Editais, publicados em 3  e 17 de outubro, prorrogaram os prazos de inscrição e alteraram as demais datas dos cronogramas de ambas as seleções.

Para participar da seleção é necessário ter, no mínimo, dois anos de experiência no magistério na educação básica, possuir licenciatura e estar atuando em sala de aula na área do subprojeto (Foto: br.freepik.com)

A seleção é restrita a professores das escolas participantes de cada um dos programas. É necessário ter, no mínimo, dois anos de experiência no magistério na educação básica, possuir licenciatura e estar atuando em sala de aula na área do subprojeto.

O PIBID e a Residência Pedagógica fazem parte das iniciativas do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de valorizar e aperfeiçoar a formação de professores para a educação básica. Ambos são desenvolvidos por instituições de ensino superior em parceria com escolas públicas.

PIBID – São ofertadas 30 vagas para professores supervisores dos seguintes componentes curriculares/cursos: Artes (Dança/Teatro), Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Interdisciplinar EAD (Pedagogia, Língua Portuguesa e Matemática), Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Música (Sobral), Pedagogia, Química e Sociologia.

A seleção é regida pelo Edital nº 20/2022. O documento informa os demais pré-requisitos, documentos exigidos e procedimentos para inscrição, além de detalhar as atividades dos bolsistas, distribuição das vagas e escolas participantes. O resultado da primeira etapa da seleção e as informações sobre as entrevistas serão divulgados no dia 26 de outubro.

RESIDÊNCIA – Para a Residência Pedagógica, a disponibilidade é de 45 vagas para professores preceptores dos seguintes componentes curriculares/cursos: Artes (Dança/Teatro), Biologia, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Música (Fortaleza), Pedagogia, Química e Sociologia.

Outras informações importantes devem ser consultadas no Edital nº 21/2022, que rege a seleção: demais pré-requisitos, detalhamento das atividades e documentação necessária, assim como o quadro de vagas e a relação de escolas parceiras. O resultado da primeira etapa da seleção e as informações sobre as entrevistas serão divulgados no dia 26 de outubro.

• Edital 20/2022 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Seleção de Professores Supervisores
  • Edital 21/2022 – Programa de Residência Pedagógica – Seleção de Professores Preceptores

Fontes: Coordenação Institucional do PIBID/UFC – e-mail: pibid@prograd.ufc.br / Coordenação do Programa Institucional de Bolsas para Residência Pedagógica/UFC – e-mail: rp@prograd.ufc.br