PIBID promove formação “Pretagogia” na UFC: enfrentando os desafios para uma educação antirracista no Brasil
Data da publicação: 23 de maio de 2025 Categoria: Ações e eventos, Ações e eventos de 2025
À esquerda, Francisca Maurilene do Carmo, e à direita, Sandra Petit (Foto: divulgação)
A equipe do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizará, na próxima terça-feira (27), às 14h, no auditório da Faculdade de Direito (FADIR), a formação “Implementação da Lei nº 10.639/2003 nas escolas do Brasil: desafios de uma política curricular antirrascista”. A atividade é direcionada exclusivamente aos bolsistas do PIBID.
A formação será conduzida por uma das co-fundadoras da abordagem teórico-metodológica Pretagogia, proposta pela pedagoga Sandra Haydée Petit. A Pretagogia — entendida como uma pedagogia de preto para preto e branco — se fundamenta na cosmovisão africana, valorizando a ancestralidade, a tradição oral, o corpo como produtor de saberes, a religiosidade, a conexão com a natureza, o território e o princípio da circularidade.
Segundo o coordenador institucional do PIBID na UFC, professor Filipe Ximenes Parente, a formação representa um marco importante na trajetória dos licenciandos.“É uma ação que colabora muito com uma docência mais ética. Nosso objetivo é tornar o professor alguém com o máximo de visões e pluralidade possíveis, para que a gente possa ter uma escola cada vez mais envolvida nessa justiça social, na equidade, no espaço para todos”, afirma.
A palestra abordará os desafios enfrentados na implementação da Lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica e no ensino superior. A convidada apresentará, ainda, os fundamentos da Pretagogia e como essa abordagem tem sido aplicada na formação docente voltada para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), propondo uma ruptura com perspectivas eurocêntricas e valorizando as cosmopercepções afroancestrais.
Embora a ação seja voltada especificamente para os bolsistas do PIBID, seus impactos se estendem para além do Programa, “pois é uma formação que vai colaborar com a consolidação de uma prática docente que tem compromisso com justiça social e valorização das diversidades”, reforça o coordenador do PIBID na UFC, Prof. Filipe Ximenes.
A formação reforça também o compromisso da UFC e do PIBID com a justiça social, ao promover ações educativas alinhadas com os direitos humanos e com uma educação democrática e plural. O evento também destaca a importância da universidade pública na construção de políticas educacionais comprometidas com a equidade racial e a valorização da cultura afro-brasileira.
Serviço:
Formação “Implementação da Lei nº 10.639/2003 nas escolas do Brasil: desafios de uma política curricular antirrascista”
Data: 27 de maio de 2025
Horário: 14h
Local: Auditório da Faculdade de Direito (FADIR)
Público-alvo: exclusivamente para os bolsistas do PIBID
Fonte: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): pibid@ufc.br