PIBID promove formação sobre práticas pedagógicas inclusivas nesta terça-feira (29) no auditório da FADIR
Data da publicação: 28 de julho de 2025 Categoria: Ações e eventos, Ações e eventos de 2025
(Fonte: Divulgação/PIBID)
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (PROGRAD/UFC) divulga a formação “Praticas pedagógicas inclusivas e de atenção às diferenças: reflexões para a formação de professores no PIBID”, que será realizada pela equipe do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na próxima terça-feira (29), às 14h, no auditório da Faculdade de Direito (FADIR).
A formação será conduzida pela palestrante professora Geny Lustosa (FACED/PPGE-UFC) e mediada pela professora Maria José Barbosa. A palestra abordará a gestão da sala de aula para o atendimento às diferenças e diversas estratégias teórico-práticas. Dentre as estratégias, será discutido o “Desenho Universal para a Aprendizagem” (DUA) e sua utilização na construção de práticas pedagógicas inclusivas.
Alinhada à perspectiva da educação inclusiva, a palestra também destacará a importância da identificação e eliminação de barreiras, da acessibilização ao currículo, da Tecnologia Assistiva (TA) e Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA). Serão abordados, ainda, o serviço do Atendimento Educacional Especializado (AEE), o papel dos profissionais de apoio e a intersetorialidade. A professora Lustosa também responderá a dúvidas e inquietações dos participantes e apresentará documentos jurídicos que regulamentam a promoção de uma educação inclusiva no Brasil e o atendimento educacional de estudantes que integram o público da Educação Especial no ensino regular.
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) assume um papel articulador no interior das práticas pedagógicas para assegurar o direito à aprendizagem e ao convívio de estudantes com deficiência, autismo e altas habilidades/superdotação. Apesar dos avanços legais, muitos desafios persistem, como a resistência de algumas escolas e profissionais, a falta de estrutura das instituições educativas e a formação de professores.
A iniciativa destaca também o compromisso da UFC e do PIBID com a justiça social, ao promover ações sobre a importância da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva para assegurar o direito à aprendizagem e o convívio de estudantes. A formação de professores neste contexto é crucial para reafirmar o direito à educação de todos e promover a escola como um espaço de convivência, aprendizado e respeito à diversidade
Serviço