Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Prazo para trancamento total de matrícula termina nesta quinta-feira (26)

Data da publicação: 23 de setembro de 2024 Categoria: Notícias de 2024 Tags: , ,

Estudantes com matrícula em 2024.1 que desejam solicitar trancamento total – que cancela a matrícula em todas as disciplinas do atual semestre letivo – devem fazer a solicitação até quinta-feira (26), conforme estabelecido no Calendário Universitário.

Para realizar o trancamento total de matrícula, é preciso enquadrar-se em um dos seguintes casos, ocorrido após a matrícula: doença atestada pelo Serviço Médico da Universidade Federal do Ceará, mudança de domicílio para outra cidade, exercício de emprego (quando houver concomitância de horários) ou obrigações de natureza militar.

O trancamento total no semestre de ingresso somente será aceito por motivo de doença ou obrigação de natureza militar.

Diferentemente do trancamento parcial, o trancamento total não afeta o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA). No entanto, como estudante irregular, não terá mais prioridade na matrícula em disciplinas.

Como solicitar

A solicitação do trancamento deve ser feita via coordenação de curso. A Portaria nº 47/2018 informa os documentos que podem ser apresentados em cada situação.

Trancamento parcial

Estudantes que optarem pelo trancamento parcial de disciplinas anuais poderão fazer a solicitação de terça (24) a sexta-feira (27). No caso de disciplinas semestrais, o prazo terminou no dia 26 de julho.

O trancamento parcial de matrícula consiste na interrupção de matrícula em uma ou mais disciplinas específicas sem justificativa formal. Se solicitado, ficará registrado no histórico discente e possuirá consequências para o cálculo do IRA.

Como solicitar

A solicitação do trancamento parcial de uma ou mais disciplinas deverá ser feita diretamente à coordenação de curso.

Fonte: Divisão de Seleção e Matrícula – fone: (85) 3366 9528 / e-mail: dsm@prograd.ufc.br