Primeira colação de grau de 2024.1 será no dia 30 de julho; documentos devem ser entregues ate quinta (18)

Data de publicação: 10 de julho de 2024. Categoria: Notícias de 2024
Fotografia de estudantes comemorando colação de grau, na Concha Acústica da UFC

Estão aptos a colar grau estudantes que integralizaram a carga horária total do curso e estão com documentação e e Enade regulares (Foto: Jr.Panela)

Última atualização em 17 de julho de 2024 – A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará informa que o semestre 2024.1 contará com dois períodos de colação de grau. A primeira cerimônia, unificada, está marcada para o dia 30 de julho, às 19h, na Concha Acústica da Reitoria. Já o segundo período ocorrerá em formato tradicional, por Unidades Acadêmicas, de maneira presencial, entre os dias 22 de outubro e 7 de novembro, conforme especificado no Calendário Universitário.

Estudantes que já integralizaram a carga horária total do curso devem solicitar a colação de grau e emissão de diploma, às coordenações de cursos, até quinta-feira (18). O prazo, inicialmente finalizado em 12 de julho, foi prorrogado pela PROGRAD. Para isso, é necessário entregar a documentação completa. Serão considerados aptos à colação de grau do dia 30 de julho aqueles que estiverem com a documentação básica de colação e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) regulares.

Além do requerimento de outorga de grau, preenchido e assinado, é preciso entregar os seguintes documentos:

• Documento de identidade com foto, que poderá ser um dos seguintes: carteira de identidade; carteira de trabalho e previdência social; carteira de conselho profissional; identidade funcional expedida por órgão público; passaporte; registro nacional de estrangeiro ou carteira nacional de habilitação, desde que acompanhada de cópia de documento que comprove o local de nascimento do aluno;
  • Certidão de quitação eleitoral (emitida no site do Tribunal Superior Eleitoral);
  • Carteira de reservista ou outro documento que comprove a quitação com o serviço militar, se o aluno for do sexo masculino (documentos que comprovam a quitação do militar: Certificado de alistamento militar, nos limites de sua validade; Certificado de Reservista; Certificado de Isenção; Certificado de Dispensa de Incorporação; outro documento comprobatório da situação militar do brasileiro, conforme estabelecido em regulamento próprio, por exemplo, carteira funcional de incorporação nas forças de segurança);

Em caso de divergência na acentuação e/ou cedilha entre o RG e o nome que consta na Certidão de Nascimento, torna-se necessário apresentar também a fotocópia deste último documento.

Para que o diploma seja emitido sem erros e dentro do prazo é necessário que os dados pessoais do aluno estejam atualizados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Desse modo, antes da entrega da documentação, os concludentes devem conferir com atenção todas as informações disponíveis no cadastro e corrigir o que for necessário.

ENSAIO – O Cerimonial da UFC informa que os concludentes que colarão grau no dia 30 de julho deverão comparecer ao ensaio da cerimônia, que será realizado no dia 25 de julho, às 18h, na Concha Acústica.

Diploma digital na tela do computador

Desde janeiro de 2022, todo diploma de graduação emitido por instituição de ensino superior federal é digital (Foto: Viktor Braga)

DISPONIBILIZAÇÃO DO DIPLOMA – Após a colação de grau, o diploma será registrado, gerado e assinado pela chefia da Seção de Diplomas da PROGRAD, pela direção da Unidade Acadêmica e pelo Reitor. Somente após todas as assinaturas, a funcionalidade para emissão do diploma estará disponível no Portal do Discente no SIGAA. Esse processo pode levar até 60 dias corridos após a colação de grau.

Desde 1º de janeiro de 2022, todo diploma de graduação emitido por instituições de ensino superior, públicas e privadas, pertencentes ao sistema federal de ensino é digital, em cumprimento às Portarias nº 330/2018 e nº 117/2021, ambas do Ministério da Educação da Educação (MEC).

→ Veja mais informações sobre diploma digital

SEMESTRE 2024.2 – As cerimônias de colação de grau referentes ao semestre 2024.2 também já têm suas datas definidas no Calendário Universitário e serão realizadas entre 5 de dezembro e 17 de abril de 2025.

Fonte: Gabinete da PROGRAD – fone: (85) 3366 9498 / e-mail: gabinete@prograd.ufc.br / Cerimonial da UFC fone: (85) 3366 7313 / e-mail cerimonial@ufc.br