Primeira edição do Seminário Institucional de Residência Pedagógica ocorre em dezembro
Data da publicação: 14 de outubro de 2019 Categoria: NotíciasAtualização em 29/10/2019 – Será realizado pela primeira vez, entre os dias 10 e 12 de dezembro, o Seminário Institucional de Residência Pedagógica na Universidade Federal do Ceará (UFC). As inscrições de trabalhos para o evento estão abertas até 20 de outubro.
O evento é voltado aos cursos de licenciatura e à área de docência. Estarão presentes alunos e professores participantes do Programa Institucional de Bolsa para Residência Pedagógica. Eles irão apresentar trabalhos desenvolvidos no programa e compartilhar suas experiências.
Professores do ensino básico ligados à Residência Pedagógica também podem inscrever trabalhos e participar, assim como alunos e professores de outros cursos de graduação ou pós-graduação da UFC que tenham desenvolvido trabalhos na área de docência.
O I Seminário Institucional de Residência Pedagógica ocorrerá simultaneamente ao XIII Encontro de Práticas Docentes e ao VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência, no Campus do Pici da UFC, em Fortaleza. De acordo com Ingrid Louback, coordenadora da Residência Pedagógica na UFC, como o programa é relativamente recente, lançado em agosto de 2018, somente agora ganhou um seminário próprio.
Além de apresentação dos trabalhos, o evento contará também com palestras e mesas-redondas. Na abertura, a professora Isabel Maria Sabino de Farias, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), dará palestra com o tema “A reformulação dos estágios nos cursos de licenciatura: possíveis contribuições do PIBID e do Programa Residência Pedagógica”.
Isabel é doutora em Educação pela UFC e professora vinculada ao curso de Pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Uece. Já coordenou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Uece e é vice-presidente no Nordeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Tem diversos livros publicados na área de Educação.
Outra atividade prevista é uma mesa-redonda com ex-bolsistas do PIBID que hoje atuam como professores em escolas públicas e são supervisores do mesmo programa, além de atuarem também como preceptores da Residência Pedagógica. Eles comentarão suas experiências como bolsistas do programa e como foi o processo de permanência de atuação nas escolas.
Sobre a Residência – O Programa Institucional de Bolsa para Residência Pedagógica – RP faz parte das iniciativas do Ministério da Educação (MEC), por meio da Capes, cujo objetivo é a valorização e o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica. O programa é desenvolvido por Instituições de Educação Superior (IES), com foco nos estudantes de licenciatura na segunda metade do curso, em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
- Inscrições encerradas (on-line)
Leia mais:
UFC realiza eventos voltados às licenciaturas e trabalhos na área docente
Fonte: Coordenação Institucional do Programa Residência Pedagógica da UFC – fone: (85) 3366 9527