Pró-Reitorias da UFC recebem ingressantes do SISU em Acolhida dos Calouros 2025.2
Data da publicação: 8 de setembro de 2025 Categoria: Notícias, Notícias de 2025A Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), e em parceria com as Pró-Reitorias de Extensão (PREX), de Cultura (PROCULT), de Assistência Estudantil (PRAE) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), além da Secretaria de Acessibilidade, a UFC Inclui, realizou na última sexta-feira, 5 de setembro, o evento de acolhimento e integração das Pró-Reitorias com os ingressantes do SISU do segundo semestre deste ano: a Acolhida dos Calouros 2025.2. O encontro foi dividido em dois períodos, pela manhã, no Auditório do Centro de Ciências, no Campus do Pici, e à tarde, no Auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), Campus do Benfica.

(Foto: mesa de abertura – Manhã/ Prograd/UFC)
A mesa de abertura do evento foi presidida pelo pró-reitor de Graduação em exercício, professor Hermógenes de Oliveira, e contou com as presenças de Diego Lial Melo, representando a Secretaria de Acessibilidade – UFC Inclui; da professora Lidiane Rodrigues, da Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Avaliação da PRPPG; do pró-reitor e da pró-reitora-adjunta da PRAE, professor Bruno Rocha e professora Márcia Regina Arão, respectivamente; da coordenadora de Ações Curriculares de Extensão da PREX, Aline de Oliveira Viana; e do pró-reitor da PROCULT, professor Sandro Gouveia.
Os participantes do primeiro turno foram os ingressantes das seguintes unidades acadêmicas: Centro de Ciência (CC), Instituto de Cultura e Arte (ICA), Centro de Ciências Agrárias (CCA), Instituto Universidade Virtual (IUVI) e Faculdade de Medicina (FAMED).

(Foto: apresentação da Camerata de Cordas da UFC / Prograd/UFC)
Antes da formação da mesa, os presentes puderam conferir a apresentação da Camerata de Cordas da UFC, composta por estudantes do curso de Música, sob a coordenação das professoras Liu Man Ying e Dora Utermohl de Queiroz.
Durante o evento, o pró-reitor de Graduação em exercício, professor Hermógenes de Oliveira, enfatizou o esforço individual de cada estudante para chegar à universidade. “Certamente vocês chegaram aqui depois de muito investimento pessoal, de muita dedicação aos estudos, muitos desafios que precisaram ser superados nesse processo”, afirmou. Ele também citou os recursos disponibilizados pela Instituição para auxiliar os novos alunos, a exemplo do Guia Rápido 2025.2. “Lá vocês têm informações básicas para essa chegada à UFC, incluindo a criação de e-mail institucional e acesso a sistemas e canais de comunicação”, concluiu.

(Fonte: mesa de abertura – Tarde / Prograd/UFC)
O pró-reitor de Graduação em exercício deu continuidade à Acolhida dos Calouros 2025.2 no período da tarde, no Auditório da FEAAC, juntamente com as autoridades da UFC que compuseram a mesa: o pró-reitor da PROCULT, professor Sandro Gouveia; o diretor da FEAAC, professor Adriano Gordiano; a diretora da Faculdade de Educação (FACED), professora Heulália Rafante; os representantes das Pró-Reitorias, Milena Teixeira (PREX), Beatriz Pereira (PRAE), Narcélio José dos Santos (PRPPG), além do representante da Secretaria de Acessibilidade – UFC Inclui, Eurijunior Sales. Eles recepcionaram os ingressantes das unidades acadêmicas do Centro de Humanidades (CH), Faculdade de Direito (FADIR), Faculdade de Educação (FACED), Instituto de Arquitetura e Urbanismo e Design (IAUDI) e da FEAAC.
IMPRESSÕES DOS INGRESSANTES
A ingressante do curso de Geografia, Marina Gonçalves, já aproveitou para fazer amizade com os colegas de curso durante a Acolhida dos Calouros, e destacou a imensidão do Campus do Pici, onde vai estudar: “Para a gente que não está habituado, aqui é um bairro muito grande. É um bairro universitário. Além disso, é importante a gente conhecer o nosso curso, para ter uma noção maior do que a gente vai trabalhar, do que a gente vai estudar, e ter uma amplitude maior pra gente já não chegar perdidos”, comentou.
Já a ingressante Eduarda Borges, também ingressante do curso de Geografia, afirmou que a acolhida “ajuda a conhecer outras pessoas e a melhorar a vida social aqui dentro. “Querendo ou não, a gente vai passar muito tempo aqui dentro, nos próximos quatro anos. Então acho que é bem importante”, afirmou.

(Fonte: ingressantes do Sisu 2025 atentos às informações repassadas / Prograd/UFC)
Para o calouro de Ciências Biológicas, Wellington Caio, que já passou por outra graduação na UFC – Engenharia Mecânica, em Russas -, o momento de integração foi e é importante tanto na sua antiga graduação como na nova. “Era pouca gente quando fizeram a acolhida lá (Russas) com a gente, conseguimos conhecer vários dos veteranos, conhecemos professores, conhecemos um pouco da grade curricular. Aqui está sendo a mesma coisa, só que com muito mais gente. Então, a acolhida é muito importante e ao mesmo tempo muito divertida, porque, além de conhecer novas pessoas do seu próprio ano, também reencontramos veteranos de outros cursos, conhecemos professores e tudo mais”, explicou.
Neste semestre, treze unidades acadêmicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), sendo duas delas no interior do Ceará, receberão 1.606 ingressantes em 2025.2 (1.326 nos campi de Fortaleza e 280 nos campi do interior), via Sistema de Seleção Unificada (SISU).
→ Confira o Guia Prograd – Acolhida dos Calouros
→ Confira o Guia Rápido 2025.2
Fonte: Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos – fone: 85 3366 9496