PROGRAD anuncia a criação de dois grupos PET-UFC: Engenharia de Computação e Itapajé

Data de publicação: 11 de maio de 2023. Categoria: Notícias
Fotografia: Grupo de estudantes no campus da UFC em Itapajé (Fotografia: Viktor Braga)

Além de Russas e Crateús, agora Itapajé também conta com um grupo PET-UFC, fortalecendo a presença da Instituição no Interior (Foto: Viktor Braga)

Com o intuito de integrar e solidificar cada vez mais o tripé que caracteriza o ensino universitário (Ensino, Pesquisa e Extensão) a Universidade Federal do Ceará (UFC) amplia o Programa de Educação Tutorial (PET) na Instituição, com a criação de dois grupos. Um deles é destinado ao curso de Engenharia de Computação, em Fortaleza, enquanto o outro será implantado no Campus de Itapajé, este último com edital para seleção de professor tutor já publicado.

Com os novos grupos, a oferta chega a 24 grupos PET-UFC, além dos 20 grupos PET-Sesu na Instituição.

O Programa de Educação Tutorial tem como objetivo promover a formação ampla e de alta qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que fornecem a cidadania e a consciência social de todos os participantes, além da melhoria dos cursos de graduação e inovação das práticas pedagógicas vigentes.

O PET Itapajé, de caráter interdisciplinar, irá agregar os três cursos ministrados no campus Jardins de Anita (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência de Dados e Segurança da Informação). A iniciativa visa à promoção de uma maior integração entre os alunos e docentes de diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo o diálogo e a troca de saberes. Além disso, fortalece a presença do PET-UFC no interior, junto aos já existentes grupos de Russas e Crateús, criados em março de 2020.

Fotografia: Mão em close segurando placa de computador

No PET Engenharia de Computação, os alunos terão oportunidade de desenvolver projetos de pesquisa e extensão na área (Foto: Viktor Braga)

o recém-formalizado PET Engenharia de Computação tem como objetivo oferecer aos estudantes uma formação mais completa e qualificada. Por meio de atividades complementares, os alunos poderão aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos, além de terem a oportunidade de desenvolver projetos de pesquisa e extensão na área de computação.

PET-UFC – Programa vinculado institucionalmente à Pró-Reitoria de Graduação da UFC e destinado a grupos de alunos que tenham interesse, habilidade e potencial destacado em seus cursos. O programa atua a partir do desenvolvimento de atividades coletivas, de caráter interdisciplinar e que envolvam ensino, pesquisa e extensão. Cada grupo reúne até doze estudantes bolsistas e até seis voluntários, sob a supervisão de um professor tutor e de um co-tutor.

Fonte: Coordenadoria de Acompanhamento Discente – fone: (85) 3366 9519 / e-mail: cad@prograd.ufc.br