PROGRAD e PROGEP ofertam curso online para servidores que atuarão em Comissões de Heteroidentificação na UFC, com início no dia 26 de janeiro
Data da publicação: 22 de janeiro de 2026 Categoria: Notícias, Notícias 2026Ao final, os participantes receberão certificado com carga horária de 20 horas, que poderão ser utilizadas para fins de progressão funcional
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (PROGRAD/UFC) convida professores, técnicos-administrativos e demais servidores, da capital e do interior, a participarem do Curso Atuação em Bancas de Heteroidentificação, que será realizado de forma remota nos dias 26 e 27 de janeiro. Após a capacitação, os participantes estarão aptos a atuar em Comissões de Heteroidentificação não apenas da UFC, mas também de outras instituições de ensino superior (I.E.S). Os interessados devem ficar atentos às orientações de inscrições, que podem ser feitas por e-mail (disel@prograd.ufc.br), até amanhã (23), ou via Sistema Integrado de Gestão, Planejamento e Recursos Humanos (SIGPRH), até o dia 26 de janeiro, quando se inicia o curso.
O curso é fruto da parceria entre a Prograd, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e a Comissão de Heteroidentificação da UFC, e tem como objetivo capacitar em fundamentos do letramento racial servidores docentes e técnicos-administrativos para a participação em bancas da Comissão Institucional complementar de heteroidentificação, que atuam na validação das autodeclarações raciais de estudantes da UFC.
A formação será ministrada pelo presidente da Comissão de Heteroidentificação da UFC, professor Eduardo Mota e Silva e pelas professoras da UFC Gretha Maia, gestora da Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular (Copac), Geísa Matos, líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Raça e Interseccionalidades (NERI) no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e Nazaré Soares, do Departamento de Estudos Interdisciplinares, e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas da UFC. Também haverá a participação do diretor Glauco Pinto, da Divisão de Seleção da Coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação (Disel/Copic) da Prograd, que explicará sobre os procedimentos de heteroidentificação do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na instituição.
De acordo com o professor e presidente da Comissão, Eduardo Mota e Silva, o curso tratará de temáticas relacionadas ao letramento racial, promoção da igualdade de gênero, sexualidade, aspectos legais do processo de heteroidentificação e raça e inclusão no Ensino Superior. Na programação também constam assuntos como a história do racismo e preconceito racial, a importância das políticas de ações afirmativas no Brasil e os critérios utilizados para analisar as características fenotípicas de etnia e raça dos candidatos nas bancas de heteroidentificação.
Como conclusão de curso, os participantes deverão realizar uma atividade final, de forma assíncrona, que consiste na elaboração de um texto reflexivo sobre as aprendizagens obtidas no curso, e na análise de um documentário relacionado à temática. Segundo o professor Eduardo Mota e Silva, a expectativa, ao final da capacitação, é “ampliar o número de servidores aptos a participar desses processos [de heteroidentificação], contribuindo para o desenvolvimento desta política tão importante”, afirma.
Os profissionais que realizarem as atividades propostas e obtiverem uma frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), receberão certificado de participação, com carga horária de 20 horas, que poderá ser utilizado para fins de progressão funcional, e estarão aptos a integrar bancas de heteroidentificação em processos seletivos da Universidade e de outras instituições, a exemplo das bancas para ingresso de estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação e em concursos públicos.
Os certificados serão emitidos digitalmente, e estarão disponíveis no Sistema Integrado de Gestão, Planejamento e Recursos Humanos – SIGPRH.
INSCRIÇÕES
As inscrições podem ser feitas de dois modos: enviando e-mail para a Divisão de Seleção (disel@prograd.ufc.br), até as 12h de amanhã (23), para que a equipe tenha tempo hábil de realizar o cadastro no sistema, ou diretamente pelo Sistema Integrado de Gestão, Planejamento e Recursos Humanos (SIGPRH), até o dia 26 de janeiro, quando se inicia o curso.
O servidor interessado em se inscrever por e-mail deve enviar o nome completo, o número do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) e o e-mail institucional. O link do curso será enviado para o e-mail cadastrado pelo servidor.
Fonte: Coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação (Copic) e Assessoria de Legislação do Ensino (ALE) da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (Prograd/UFC)
