PROGRAD explica mudanças em processos e tira dúvidas em reunião com diretores e CPAC

Data de publicação: 28 de novembro de 2023. Categoria: Notícias

Um dos pontos da pauta foi a exposição das alterações na política de cotas pelo governo federal (Foto: Lorena Frota)

A Pró-Reitoria de Graduação recebeu em sua Sala de Seminários, na última sexta-feira (24), novos diretores de Unidades Acadêmicas e coordenadores de Programas Acadêmicos da Universidade Federal do Ceará.

Na ocasião, o pró-reitor de Graduação, Prof. Davi Romero de Vasconcelos, e a equipe da PROGRAD explicaram mudanças em alguns processos e estabeleceram agendas de trabalho, com reuniões periódicas entre os gestores do ensino de graduação. O momento foi oportuno também para tirar dúvidas e ouvir sugestões dos presentes.

Um dos pontos mais importantes na pauta foi a exposição das alterações na política de cotas, após a sanção da Lei nº 14.723 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 13 de novembro. A reformulação e ampliação do sistema de cotas no ensino federal implicará alterações no Sistema de Seleção Unificada (SISU), no qual a UFC oferta suas vagas de graduação presencial.

O pró-reitor confirmou que voltará a ser realizada a Feira das Profissões, em que os cursos de graduação da UFC são apresentados, tendo como público principal estudantes do ensino médio. O evento foi realizado pela última vez em 2014. Haverá  também o retorno das solenidades especiais de outorga de distinções acadêmicas (Summa Cum Laude, Magna Cum Laude e Cum Laude), que estavam suspensas desde 2019. As datas já estão definidas no Calendário Universitário 2024.

Da reunião participou também a pró-reitora de Extensão da UFC, Profª Bernadete Porto, que abordou questões da extensão no ensino de graduação.

Para a Profª Ana Karina Pinheiro, diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da UFC, a reunião foi positiva: “é muito importante participar desses processos coletivos e colaborativos, dos espaços de discussão e poder colaborar com as demandas da PROGRAD e das unidades acadêmicas”. Vice diretora e CPAC do campus Sobral, Profª Rita Helena Gomes, completou que “estar com os diretores, os CPAC, a PROGRAD vai criando um grupo com força necessária para que lidemos com todos os grandes desafios e todas as grandes potencialidades da UFC”.