PROGRAD inicia agenda de trabalho com coordenadores de programas acadêmicos

Data de publicação: 6 de outubro de 2023. Categoria: Notícias

Coordenadores de programas acadêmicos da Universidade Federal do Ceará se encontraram na manhã desta sexta-feira (6) na Pró-Reitoria de Graduação para compartilhar experiências e iniciar uma agenda de trabalho para a nova gestão. De acordo com o pró-reitor de Graduação, Prof. Davi Romero de Vasconcelos, a PROGRAD pretende trabalhar em grupo com os coordenadores, no intuito de resolver processos de maneira mais simples e eficiente.

Na ocasião, outros gestores e equipes da pró-reitoria se apresentaram e falaram como seus setores podem auxiliá-los no dia-a-dia, seja com informações e análise estatísticas, assessoria em processos internos ou avaliativos, entre outros. Responsável pela Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos e pró-reitor adjunto de Graduação, o Prof. Hermógenes David de Oliveira, afirmou compromisso com apoio e celeridade às demandas dos coordenadores.

A primeira reunião contou com a colaboração dos professores Alysson Diniz e Georgia Cruz, do curso de Sistemas e Mídias Digitais, que utilizaram uma metodologia própria do design participativo. “Basicamente é propor um design que escute as pessoas que serão público-alvo daquele serviço. Tiramos o designer enquanto membro externo e superior que vai projetar e trazemos todo mundo para o mesmo nível. É uma estrutura para que gente consiga escutar as vozes de todo mundo e conseguir extrair uma opinião, uma sequência de passos e uma lógica”, explicou o Prof. Alysson Diniz.

Deste modo, os participantes foram reunidos em grupos e questionados sobre pautas específicas. As opiniões apontaram quais dificuldades, desafios e propostas são comuns às unidades acadêmicas. Segundo o Prof. Hermógenes Oliveira, coordenador da CGPA, a partir do compartilhamento dessas experiências e expectativas é possível estabelecer prioridades e buscar embasamento para dar os devidos encaminhamentos. As reuniões com os coordenadores de programas acadêmicos devem ser realizadas uma vez por mês.

A futura coordenadora de programas acadêmicos do Centro de Tecnologia, Profª Mariana Lima, considerou a reunião um momento de ambientação com quem está chegando à função, em um novo momento. “É muito importante esse modelo mais participativo e colaborativo, que faz com quem está ‘na ponta’ possa atuar mais diretamente na gestão e perceber que há desafios em comum, inerentes a todas as unidades acadêmicas”, comenta.

O Prof. Paulo de Tarso Guerra Oliveira, vice-diretor do Campus da UFC em Quixadá, foi reconduzido como coordenador de programas acadêmicos da unidade e concorda com a colega. Ele ressalta a importância de uma atuação mais próxima da pró-reitoria, ao incentivar as colaborações entre coordenadores e manter uma canal aberto de comunicação.

Fonte: Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos – fone: (85) 3366 9496 / e-mail: cgpa@prograd.ufc.br