PROGRAD inicia reuniões com coordenadores de curso para discutir ações para 2024

Data de publicação: 15 de dezembro de 2023. Categoria: Notícias
Fotografia horizontal: Pró-Reitor de Graduação, Davi Romero, fala a coordenadores de graduação no auditório da PROGRAD

Prof. Davi Romero apresentou ações iniciadas (Fotos: Ribamar Neto/UFC)

A Pró-Reitoria de Graduação deu início aos encontros com coordenadores de curso de graduação da Universidade Federal do Ceará, nestas terça (12) e quarta-feira (13), no auditório da PROGRAD, no Campus do Pici, em Fortaleza. Os principais objetivos foram expor ações já iniciadas, discutir propostas para 2024 e estabelecer uma agenda conjunta de trabalho.

Após apresentar a equipe da PROGRAD, o pró-reitor de Graduação, Prof. Davi Romero de Vasconcelos, abordou assuntos como ocupação de vagas, matrículas do Sistema de Seleção Unificada (SISU), política de cotas e calendário acadêmico. O intuito é que, com colaboração coletiva, organização e desburocratização, os processos possam ser mais simples e eficientes.

O momento foi oportuno também para que os coordenadores tirassem dúvidas e compartilhassem experiências sobre inclusão, acessibilidade e redução da evasão, entre outros temas. Deste modo, práticas exitosas adotadas em um curso poderão ser discutidas e ter a viabilidade de sua institucionalização avaliada.

Fotografia horizontal: Coordenadores de cursos de graduação sentados no auditório da PROGRAD

Os coordenadores presentes puderam tirar dúvidas e compartilhar experiências

Coordenador do curso de Engenharia Metalúrgica, Prof. Marcelo Ferreira Motta, avaliou a reunião como positiva, tanto pelas discussões quanto pela exposição de propostas de atuação da pró-reitoria. “Muitas questões que foram debatidas aqui são dúvidas comuns a todos. Muitas experiências relatadas eu passo no meu dia a dia na coordenação”, comentou.

Profª Maria Inês Pinheiro Cardoso, coordenadora do curso de Letras-Espanhol (noturno), destacou a disposição para mudanças necessárias e principalmente a importância da proximidade entre pró-reitoria e coordenadores: “É necessário que essa interlocução seja continuada, pois um só encontro não vai resolver. Mas a impressão que a gente tem é que há uma disposição para isso, o que é ótimo”.

A previsão é que até fevereiro do próximo ano sejam iniciadas os encontros com os coordenadores dos cursos em campi no Interior. Já os cursos de Fortaleza devem dar continuidade a suas reuniões a partir de março.

Fonte: Divisão de Comunicação – e-mail: comunicacao@prograd.ufc.br