Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

PROGRAD realiza I Live Enade 2024 para cursos EaD nesta quinta-feira (17)

Data da publicação: 16 de outubro de 2024 Categoria: Notícias de 2024

Encontro virtual orientará estudantes habilitados e coordenadores de cursos na modalidade educação a distância sobre o Enade das Licenciaturas 2024, a partir das 13h30, com transmissão via canal da Prograd, no YouTube

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará, por meio da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV), realizará, nesta quinta-feira (17), das 13h30 às 15h30, uma live sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). São convidados a acompanhar, os estudantes habilitados concluintes dos cursos a distância da UFC e os coordenadores destes cursos. Para participar, clique no link: https://bit.ly/4f2T4vU.

Na Universidade Federal do Ceará, 26 cursos de Licenciatura participam desta edição do Exame.

Na transmissão, pelo canal da PROGRAD, no Youtube, serão apresentados aspectos legais do Enade e procedimentos que precisarão ser executados pelas coordenações dentro do cronograma estabelecido pelo Edital das Licenciaturas 2024, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), além de tratar do impacto do Exame na Instituição, nos cursos selecionados e na vida acadêmica.

O objetivo da Live é abordar as principais repercussões do Exame ENADE e explicar prazos e orientações sobre as avaliações teórica e prática e elucidar dúvidas acerca do preenchimento do Questionário do Estudante. Além de simplificar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

NOVIDADE – A grande novidade da edição de 2024 é a Avaliação da Prática (AP), que também será abordada na Live. Essa etapa é componente obrigatório para todas as Licenciaturas e tem a participação do professor orientador, supervisor de campo e do estudante em seu âmbito de estágio. Destinada a mensurar conhecimentos, competências e habilidades práticas desenvolvidos pelos estudantes de licenciatura, a avaliação prática será aplicada durante os estágios supervisionados obrigatórios previstos nas diretrizes curriculares nacionais.

→ Mais informações sobre o exame na Universidade Federal do Ceará podem ser obtidas no site do Enade na UFC.

PROVA – A prova será aplicada no dia 24 de novembro, com início às 13h30min e término às 18h, conforme horário de Brasília. As provas do Enade das Licenciaturas serão compostas por uma parte de Formação Geral Docente, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de Componente Específico, próprio de cada Área de Avaliação das Licenciaturas.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: (85) 3366 9020 / e-mail: copav@prograd.ufc.br