PROGRAD seleciona propostas para criação de grupos PET; inscrições estão abertas até 31 de julho

Data de publicação: 17 de julho de 2024. Categoria: Notícias de 2024
Fotografia quadrada mostra grupo de pessoas avaliando um projeto

Cada grupo do PET estrutura-se em um professor tutor, um professor cotutor, e um máximo de doze estudantes bolsistas e seis voluntários (Foto: freepik)

Última atualização em 18 de julho de 2024 – Com o intuito de integrar e solidificar cada vez mais o tripé que caracteriza o ensino universitário (Ensino, Pesquisa e Extensão), a Universidade Federal do Ceará (UFC) convida os coordenadores dos cursos de graduação a apresentarem propostas de criação de grupos do Programa de Educação Tutorial (PET-Sesu).

A seleção das propostas dos novos grupos PET será realizada por meio do Edital nº 23/2024, da PROGRAD. As propostas deverão ser encaminhadas via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), pelo coordenador de curso de graduação, até o dia 31 de julho.

A PROGRAD selecionará duas propostas que serão encaminhadas ao Ministério da Educação (MEC), no âmbito do Edital nº 04/2024, do MEC, que apoiará a criação de 45 novos grupos PET em Instituições Públicas de Ensino Superior.

As propostas devem estar vinculadas a um dos seguintes lotes: Rede de Integridade da Informação; Rede Encontro de Saberes; Rede de Educação do Campo, das Águas e das Florestas; Rede de Educação Antirracista. Mais detalhes sobre cada um deles podem ser consultados no Edital nº 23/2024, da PROGRAD.

A avaliação das propostas será feita a partir dos critérios de análise previstos no Anexo II do Edital nº 23/2024, da PROGRAD. O resultado parcial da seleção está previsto para ser divulgado no dia 08 de agosto.

O cronograma completo e mais detalhes do processo estão disponíveis no Edital nº 23/2024. Atenção: Os prazos iniciais estabelecidos no edital foram prorrogados em aditivo, publicado nesta quarta-feira (17).

PET – O Programa de Educação Tutorial tem como objetivo promover a formação ampla e de alta qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que fornecem a cidadania e a consciência social de todos os participantes, além da melhoria dos cursos de graduação e inovação das práticas pedagógicas vigentes.

Atualmente, a Universidade Federal do Ceará conta com 44 grupos PET, sendo 24 grupos PET-UFC, e 20 grupos PET-Sesu.

Cada grupo do PET estrutura-se em um professor tutor, um professor cotutor, e um máximo de doze estudantes bolsistas e seis voluntários. Cabe aos bolsistas zelar pela qualidade acadêmica do programa, participar e apresentar excelente rendimento em todas as atividades programadas pelo professor-tutor, além de publicar ou apresentar um trabalho científico por ano (em grupo ou individualmente) e fazer referência à sua condição de bolsista do PET nos trabalhos publicados e apresentados.

Fonte: Coordenadoria de Acompanhamento Discente – fone: (85) 3366 9519 / e-mail: cad@prograd.ufc.br