Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Graduação

Área do conteúdo

Projetos PAIP e PID: proponentes interessados em implementar ou renovar projetos têm até o dia 31 de dezembro para enviar propostas

Data da publicação: 5 de dezembro de 2025 Categoria: Notícias, Notícias de 2025 Tags: ,

Os proponentes precisam estar atentos ao prazo referente ao cadastramento dos bolsistas e monitores

(Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (PROGRAD/UFC), por meio da Coordenadoria de Acompanhamento Discente (CAD), reforça que as inscrições de projetos para o Programa de Iniciação à Docência (PID), Edital 19/2025, e o Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP), Edital 20/2025, abriram no dia 1º de dezembro e devem ser realizadas até o dia 31 de dezembro, conforme os editais lançados no dia 27 de novembro. As inscrições dos projetos devem ser realizadas exclusivamente pela internet, via formulário eletrônico. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 2 de fevereiro de 2026

Os projetos deverão ser submetidos em Formulários Eletrônicos específicos para cada programa: 

Formulário de inscrição de projetos PAIP

Formulário de inscrição de projetos PID

O resultado preliminar das seleções de projetos será informado no dia 27 de janeiro de 2026. A seleção dos estudantes para as bolsas e vagas voluntárias ocorrerá em um segundo momento, sob responsabilidade dos proponentes dos projetos aprovados.

O período para cadastramento dos bolsistas e monitores nos sistemas SisPID e SisPAIP é do dia 03/02/2026 até 10/11/2026 para o Programa de Iniciação à Docência (PID). Enquanto para Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP), o prazo é do dia 03/02/2026 até 10/10/2026.

ATENÇÃO! Os monitores e bolsistas cadastrados a partir do dia 11 de cada mês iniciarão as atividades no PID e PAIP somente no primeiro dia do mês seguinte, ou seja, o cadastramento precisa ser feito até dia 10 de cada mês durante o período.

 

Programa de Iniciação à Docência (PID)

Poderão inscrever projeto os docentes efetivos do magistério superior da UFC e os docentes da carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da UFC, com regime de 20 (vinte) horas, 40 (quarenta) horas ou Dedicação Exclusiva – DE e carga horária prevista nos cursos de graduação presencial ou EAD nos semestres 2025.1 e/ou 2025.2 cadastrada no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

A monitoria remunerada e voluntária do Programa de Iniciação à Docência terá a vigência de até nove meses relativa ao período letivo de março a novembro do ano de 2026.

VAGAS – Serão disponibilizadas até 746 (setecentas e quarenta e seis) bolsas para Monitoria Remunerada, com valor mensal da bolsa de R$ 700,00 (setecentos reais) e até 746 (setecentas e quarenta e seis) vagas para Monitoria Voluntária sem o recebimento de qualquer remuneração mensal pela atividade, ambas com carga horária de 12 (doze) horas semanais.

A seleção de monitores(as) remunerados(as) e voluntários(as) ocorrerá mediante edital público e específico, a ser lançado pelos departamentos dos Centros e Faculdades, ou pela direção dos Institutos e Campi do Interior, em parceria com o(a) Coordenador(a) do projeto PID, a partir do dia 3 de fevereiro de 2026.

Acompanhe o Processo de Seleção de Projetos de Monitoria de Iniciação à Docência (PID)

 

Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP)

Podem inscrever projetos os coordenadores de Programas Acadêmicos (CPAc), coordenadores de cursos de graduação presencial ou a distância, professores efetivos da UFC em atividade, com regime de 40 horas ou dedicação exclusiva (DE) e técnico-administrativos com diploma de nível superior, em efetivo exercício, vinculado ao quadro permanente da UFC. 

VAGAS – Serão ofertadas até 170 bolsas remuneradas e o mesmo número de vagas voluntárias para atuação entre março e novembro do próximo ano. Serão disponibilizadas vagas de Bolsa de Iniciação Acadêmica(BIA) para atuação no PAIP, com carga horária de 12 (doze) horas semanais e valor mensal da bolsa de R$ 700,00 (setecentos reais). Os projetos que tiveram apenas vagas de voluntária aprovadas poderão, caso manifestem interesse, receber bolsistas de Iniciação Acadêmica (BIA) para atuação no âmbito do PAIP. As bolsas serão disponibilizadas exclusivamente a estudantes previamente selecionados pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), em conformidade com as normas do Programa de Iniciação Acadêmica/PRAE.

A seleção dos estudantes para as bolsas e vagas voluntárias ocorrerá em um segundo momento, sob responsabilidade dos proponentes dos projetos aprovados.

Acompanhe o Processo de Seleção de Projetos de Apoio a Graduação (PAIP)

 

Fonte: Coordenadoria de Acompanhamento Discente – e-mail: cad@prograd.ufc.br

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo