Segundo módulo de Oficina de Gestão esclarece dúvidas de coordenadores

Data de publicação: 2 de abril de 2014. Categoria: Notícias

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Ceará (UFC) promoveu, na tarde do dia 31 de março, uma nova fase da Oficina de Formação e Atualização de Gestão Acadêmica, iniciada em fevereiro. O evento, realizado no auditório da Prograd, contou com a participação de coordenadores e vice-coordenadores de cursos de graduação, além de chefes de departamento e diretores de unidades acadêmicas.

Os presentes acompanharam a avaliação do primeiro módulo da oficina, apresentada pela Profa. Socorro Sousa, coordenadora de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) da Prograd. Na ocasião, ela mostrou também o levantamento da situação atual de regulação dos cursos da UFC. Foram conhecidos ainda o cronograma do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para 2014 e as primeiras orientações para os coordenadores em relação à prova.

Na oficina, se apresentaram também outros coordenadores da Prograd, que esclareceram dúvidas dos professores: o Prof. Miguel Franklin, da Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação (COPIC); Profa. Bernadete porto, da Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular (COPAC), e Profa. Tereza Lima, da Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa. Também falaram no evento a Profa. Fátima Azevedo, responsável pela Assessoria de Legislação do Ensino e o Prof. Wagner Andriola, secretário de Desenvolvimento Institucional da UFC.

Com eles, os professores presentes puderam tirar dúvidas a respeito de migração de currículo, aproveitamento de disciplinas, elaboração e reformulação de projeto político pedagógico (PPP), revalidação de diplomas, mudanças na articulação entre graduação e pós-graduação, entre outros assuntos competentes da Prograd. Com o Prof. Wagner Andriola, puderam conhecer como será feita a avaliação institucional da universidade a partir deste ano.

A Profa. Socorro Sousa avalia o segundo módulo da oficina como positivo. “Tivemos uma grande participação, não só de coordenadores de curso de graduação, mas também de coordenadores de programas acadêmicos, vice-coordenadores e chefes de departamento. Conseguimos dar as respostas que eles queriam e precisavam”, disse. A próxima etapa desse trabalho é a reformulação do Manual do Coordenador, que deverá ter sua nova edição disponibilizada digitalmente antes do início do segundo semestre letivo.

Fonte: Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: 85 3366 9020