Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Graduação

Área do conteúdo

SiSU: UFC é a instituição mais procurada do país pelo terceiro ano consecutivo

Data da publicação: 13 de janeiro de 2014 Categoria: Notícias

Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade Federal do Ceará (UFC) foi a instituição de ensino superior mais procurada do país no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Em coletiva na manhã desta segunda-feira (13), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que a UFC contabilizou 262.275 inscrições na seleção, ficando a frente das Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG) e da Bahia (UFBA). O número representa um acréscimo de 27% sobre o total registrado no ano passado, quando a UFC recebeu 206.443 inscrições.

A concorrência geral na UFC chegou a 41,12 candidatos por vaga, uma das maiores do país. A instituição contabilizou 168.958 estudantes inscritos – 26,2% a mais do que no SiSU 2013, quando 133.923 candidatos escolheram a UFC. Cada candidato pôde se inscrever em duas opções de curso, o que explica a diferença entre os números. Seguindo os termos do acordo de cooperação entre as duas instituições, os quantitativos referentes à UFC incluem também as vagas da Universidade Federal do Cariri (UFCA), criada em junho de 2013, mas ainda tutelada pela UFC.

O ministro Aloizio Mercadante classificou o resultado da UFC como “uma bela vitória para o estado do Ceará”. Segundo o Pró-Reitor de Graduação da UFC, Prof. Custódio Almeida, o desempenho no SiSU atendeu às expectativas da instituição. “É uma demonstração de que a UFC está consolidada em todas as áreas do conhecimento e de que os estudantes enxergam nessa universidade a inserção futura no mundo do trabalho”, disse.

CURSOS – Na UFC, o curso mais procurado foi Medicina (Fortaleza), com 8.876 inscritos. Em seguida, aparecem Administração-Noturno (8.167 inscritos), Psicologia (6.188), Agronomia (5.574) e Pedagogia (5.250). No campus Sobral, o curso com maior número de inscrições foi Psicologia (4.011), seguido por Medicina (3.796) e Finanças (3.752). Já no campus Quixadá, o curso tecnológico de Redes de Computação foi o mais buscado, com 2.108 inscritos.

Os dois cursos que serão ofertados, a partir do segundo semestre de 2014, nos novos campi de Russas e Crateús, também registraram uma procura acima do esperado. No primeiro campus, o curso de Engenharia de Software foi a escolha de 816 candidatos. No segundo, o curso de Ciência da Computação recebeu 1.708 inscrições.

Em relação à concorrência, o destaque ficou para o curso de Fisioterapia, no campus Fortaleza, com uma relação de 123 candidatos por vaga. A grande procura o colocou como o 11º curso mais disputado do país, conforme divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

A UFC ofertou 6.378 vagas nesta seleção, quantitativo que inclui também as 720 vagas da UFCA. Do total de vagas, 3.996 serão para o primeiro semestre na UFC e as 1.662 restantes para o segundo semestre. Já na UFCA são 480 vagas para o primeiro semestre e 240 para o segundo. A UFC foi uma das primeiras instituições a aderirem ao SiSU com 100% de suas vagas, ainda em 2010, com ingresso em 2011.

COTAS – Em 2014, a UFC oferta 50% de suas vagas (por sede, curso e turno) a alunos que cursaram todo o ensino médio na rede pública, em cumprimento à Lei nº 12.711/2012, do governo federal. Os demais 50% das vagas permanecem disponíveis para ampla concorrência. Dentro das cotas destinadas aos estudantes do ensino público, há uma reserva de 50% para aqueles com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita. A outra metade das cotas independe da renda do aluno, contanto que seja oriundo da escola pública.

Em ambos os casos, também é levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas no Estado, de acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Ceará, esse percentual chega a 67% (resultado da soma de 62% de pardos, 4,8% de pretos e 0,2% de indígenas). Assim como em 2013, os cotistas podem disputar vagas também na ampla concorrência.

SERVIÇO – A relação de aprovados está disponível no site do SiSU. Para garantir sua vaga na UFC, o estudante deverá efetuar a solicitação de matrícula presencialmente nos dias 17, 20 e 21 de janeiro, conforme o curso escolhido e o campus. Datas, locais e horários de matrícula estão disponíveis na página do SiSU na UFC. No mesmo site está a lista completa de documentos exigidos para a solicitação de matrícula de todos os alunos, inclusive dos egressos pelo sistema de cotas. A segunda chamada será divulgada pelo MEC no dia 27 de janeiro, e a matrícula deverá ser feita nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) destaca que, independente da chamada, a matrícula na UFC é feita em duas fases, sendo obrigatória a confirmação presencial, na coordenação do curso, nos dias 6 e 7 de fevereiro (para os ingressantes no semestre 2014.1) e 24 e 25 de julho (para os ingressantes no semestre 2014.2). O estudante que não cumprir essa segunda etapa perde direito à vaga. De acordo com o calendário acadêmico da UFC, o semestre letivo 2014.1 começa no dia 10 de fevereiro. Já o semestre letivo 2014.2 tem início em 28 de julho.

LISTA DE ESPERA – Os estudantes terão o período entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro para manifestar interesse em participar da lista de espera, usada para o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. O candidato deverá acessar seu boletim no site do SiSU, clicar no botão correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera e aguardar a mensagem de confirmação.

Podem participar da lista de espera os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e também os selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. Porém, o estudante só poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à primeira opção. Não poderá participar o candidato que tenha sido convocado para o curso de primeira opção em qualquer uma das chamadas regulares.

Mais informações: www.sisu.mec.gov.br e www.prograd.ufc.br/sisu.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação – fone: 85 3366 9410

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo