Transferência de outras IES: entenda o cálculo usado na seleção

Data de publicação: 27 de setembro de 2017. Categoria: Notícias

A seleção para transferência de outras instituições de ensino superior para a UFC considera o desempenho do candidato no Enem e o percentual de conclusão do seu curso de origem.

O peso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é maior na nota final: 75%.

Leva-se em conta a proficiência final do candidato, ou seja, a média aritmética simples das notas nas cinco provas que constituem o Exame. Deste número, deve-se subtrair 250 pontos e dividir por 6. A este resultado chamamos de Nota Enem, sendo 100 o máximo que pode ser atingido.

O percentual de conclusão é calculado a partir da carga horária integralizada pelo candidato (informada em horas ou em créditos). Deste percentual, subtrai-se 20 pontos e divide-se por 0,50. A este resultado chamamos de Nota de Integralização. No caso do curso de Medicina, esse cálculo é diferente: para obter a Nota de Integralização, multiplica-se o percentual de conclusão por 4.

A Nota Final é o resultado da seguinte fórmula: 0,75 x Nota Enem + 0,25 x Nota de Integralização.

Em todas as contas, há arredondamento de duas casas decimais.

EXEMPLOS – Seguindo esses cálculos, um candidato que integralizou 50% da carga horária do seu curso atual de Engenharia Civil e obteve proficiência no Enem de 650 terá 60,00 como Nota de Integralização e 66,67 como Nota Enem, sendo sua nota final igual 65,00.

Já um candidato que integralizou 20% da carga horária do seu curso atual de Medicina e teve proficiência no Enem 750 terá 80,00 como Nota de Integralização e 83,33 como Nota Enem, sendo sua nota final a 82,50.

Os critérios de desempate são esclarecidos no item 4.8 do Edital Nº 44/2017, que trata do processo de seleção para transferência de outras instituições de ensino superior (IES) e admissão de graduados para ingresso em cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) no semestre 2018.1. Todos os cálculos são informados no Artigo 4º do documento.

GRADUADOS – Na seleção para admissão de graduados será considerada apenas a proficiência final do candidato no Enem, ou seja, a média aritmética simples das notas das cinco provas do Exame.

Fonte: Divisão de Indicadores de Graduação e Registros Estatísticos – fone: 85 3366 9496