UFC divulga edital de participação no Sisu 1º/2022

Data de publicação: 14 de fevereiro de 2022. Categoria: Notícias

Última atualização em 24 de fevereiro de 2022 – A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará divulgou nesta segunda-feira (14) o Edital nº 03/2022 (veja também o aditivo publicado em 23 de fevereiro de 2022), contendo as normas para o ingresso pela primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2022. O documento informa como será realizado o processo seletivo e a ocupação das vagas nos dois semestres letivos. A matrícula dos aprovados será realizada integralmente pela Internet.

Veja o edital em Libras:

Para participar do Sisu 2022, é necessário ter feito a edição 2021 do Enem e obtido nota de redação maior que zero. Não podem concorrer os estudantes que fizeram o Exame na condição de treineiro. Os candidatos deverão fazer sua inscrição, no período de 15 a 18 de fevereiro, no site do SISU ou no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, ambos mantidos pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado da Chamada Regular está previsto para 22 de fevereiro

O envio dos documentos dos aprovados na Chamada Regular deverá ser feito de 3 a 4 de março, por meio do Sistema de Matrícula Virtual (cujo link será disponibilizado no período) na forma de arquivos nato digitais ou digitalizados, de boa qualidade e com todas as informações legíveis. Somente será aceito o formato PDF, com tamanho máximo de 5 MB cada arquivo, com exceção do vídeo que deverá ser enviado exclusivamente pelos candidatos autodeclarados negros pretos e negros pardos, cujo tamanho máximo do arquivo poderá chegar a 20mb

O próprio sistema informará eventuais pendências documentais, tendo o candidato o dia 8 de março para regularizá-las. Não será possível, no entanto, o reenvio do arquivo de vídeo. O edital prevê que poderão ser encaminhados para procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração os candidatos que anexem o vídeo em desconformidade com as orientações, de modo que dificulte ou inviabilizem a análise.

A orientação da Coordenação do Sisu na UFC é que os candidatos que têm interesse em uma vaga na UFC não deixem para providenciar a documentação na última hora. As listas de documentos necessários já podem ser consultadas no site, então já é possível organizar e digitalizar tudo o que for necessário. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail sisu@ufc.br.

Para concluir a matrícula, o candidato precisará fazer ainda a Confirmação de Matrícula. Esse procedimento também será realizado online. Ambas as etapas de matrícula são obrigatórias, e o candidato que deixar de fazer qualquer uma delas perderá direito a ocupar a vaga.

COTAS – Para candidatos cotistas (conforme a Lei nº 12.711/2012), há ainda a necessidade do deferimento definitivo da documentação comprobatória. São destinadas 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública brasileira de ensino. Dentro das cotas, há reservas segundo critérios étnicos e socioeconômicos e também para pessoas com deficiência. Essa documentação será analisada por comissões específicas.

A partir deste ano candidatos autodeclarados negros pretos e negros pardos candidatos a vagas das Cotas L2, L6, L10 e L14 deverão enviar como parte da documentação comprobatória um vídeo seguindo as orientações técnicas e de roteiro especificadas no edital. A comissão analisará com base no critério fenotípico, conforme observado no vídeo enviado pelo candidato.

Os candidatos classificados nas modalidades de concorrência para pessoas com deficiência deverão necessariamente comparecer à entrevista com uma Comissão Multiprofissional designada pela UFC. O dia, o horário e o local da entrevista dos aprovados na Chamada Regular serão divulgados, após a confirmação de matrícula.

OFERTA DE VAGAS – No SISU 1º/2022, a UFC terá como único critério de seleção a nota no Enem edição 2021 e disponibilizará 6.358 vagas em 113 cursos de graduação presencial nos seus campi em Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas, Crateús e Itapajé. A licenciatura em Letras-Libras não oferta vagas no Sisu, pois sua seleção é feita por edital próprio, de modo a permitir preferência de acesso a pessoas com deficiência auditiva.

A UFC não participará do SISU 2º/2022, pois todas as vagas, para os dois semestres letivos, serão disponibilizadas no SISU 1º/2022. De acordo com o Edital nº 03/2022, o semestre de ingresso, no caso dos cursos que possuem duas turmas por ano, será definido de acordo com a classificação final dos candidatos com matrícula solicitada e documentação entregue.

LISTA DE ESPERA – As vagas eventualmente não ocupadas ao final da Chamada Regular ou decorrentes de desistências serão preenchidas pela Chamada de Lista de Espera. De acordo com o cronograma do MEC, as inscrições para Lista de Espera de candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções de curso serão de 22 de fevereiro a 8 de março. Procedimentos e normas para ocupação dessas eventuais vagas serão regulamentados em Edital próprio da Pró-Reitoria de Graduação da UFC, a ser disponibilizado até o final deste prazo.

• Edital nº 03/2022 – Processo Seletivo Sisu 1º/2022 (semestres letivos 2022.1 e 2022.2)

Os interessados devem acompanhar as informações pelo site do Sisu na UFC.

Fonte: Coordenação do Sisu na UFC – e-mail sisu@ufc.br