UFC e Cineteatro São Luiz promovem sessão gratuita do filme “Marte Um” neste sábado (17), seguida por debate

Data de publicação: 15 de junho de 2023. Categoria: Notícias

Arte de divulgação do evento Cine Educação, com imagem do filme "Marte Um" e informações sobre a sessão e nomes dos debatedoresQue tal ver um filme de qualidade gratuitamente e depois discutir sobre as possibilidades transformadoras do ensino? Neste sábado (17), a Universidade Federal do Ceará e o Cineteatro São Luiz se unem na programação do Cine Educação, com a exibição de “Marte Um”, a partir das 9h, seguida por debate. A sessão será aberta ao público e terá acessibilidade em libras.

No filme, dirigido por Gabriel Martins, uma família negra da periferia de Belo Horizonte tem de lidar com os conflitos gerados pela desigualdade social brasileira e seus anseios individuais. O protagonista Deivinho, é direcionado pelo pai para uma carreira no futebol como esperança de um futuro melhor, mas deseja tornar-se astrofísico. Seu maior sonho é participar de uma expedição para Marte até 2030.

O encanto com a ciência do jovem de 13 anos, fã do divulgador científico norte-americano Neil deGrasse Tyson, se inicia na escola. “O filme nos permite pensar o potencial da escola como local de transformação”, comenta o Prof. Alexandre Jerônimo, coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Sociologia na UFC, que mediará o debate após a sessão.

Participarão também os professores Daniel Brito e Jaílson da Silva, respectivamente dos cursos de Física e História da UFC, além de Fidel Machado de Castro Silva, professor de Educação Física da rede estadual na Escola de Ensino Fundamental e Médio Governador Flávio Marcílio e a estudante Camila Soares, do PIBID Sociologia, também da UFC.

A diversidade de formações é intencional. Alexandre destaca que os temas abordados em “Marte Um”, sobretudo as possibilidades da escola e da formação docente diante dos sonhos e possibilidades dos alunos, podem ser trabalhados em qualquer licenciatura. Além disso, como evento aberto ao público, será também um momento de extensão universitária.

A programação se dá em parceria entre o Cineteatro São Luiz e a UFC, por meio dos programas de formação docente PIBID e Residência Pedagógica, cujos participantes terão vagas reservadas. Para os demais, o acesso será por ordem de chegada. A classificação indicativa do filme é 16 anos.

O FILME – “Marte Um” foi indicado pela Academia Brasileira de Cinema para disputar uma vaga no Oscar 2023. Apesar de não chegar aos finalistas, conquistou diversos prêmios no Brasil e no exterior, como o de Melhor Filme (pelo júri popular) no Festival de Cinema de Gramado, no San Francisco Internacional Film Festival (USA) e Nashville Film Festival (USA).

Fontes: Coordenação Institucional do PIBID/UFC – e-mail: pibid@prograd.ufc.br / Coordenação do Programa Institucional de Bolsas para Residência Pedagógica/UFC – e-mail: rp@prograd.ufc.br