Português

UFC oferta 30 vagas para licenciatura em Letras-Libras; inscrições de 4 a 6 de novembro

30 de outubro de 2020
Foto mostra em close as mãos de uma mulher se comunicando em libras

Candidatos com deficiência auditiva têm prioridade na ocupação das vagas (Foto: Katarzyna Bialasiewicz/Getty Images)

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) divulgou, nesta sexta-feira (30), edital de seleção para licenciatura em Letras-Libras da Universidade Federal do Ceará. As inscrições estarão abertas de 4 a 6 de novembro e deverão ser realizadas pela Internet.

Para concorrer, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019, e candidatos com deficiência auditiva terão prioridade em todas as modalidades de concorrência. No total, são ofertadas 30 vagas para ingresso no segundo semestre letivo deste ano, no período noturno.

De acordo com o Edital Nº 21/2020, os interessados deverão realizar sua inscrição, exclusivamente, no site da Coordenadoria de Concursos da UFC (CCV), a partir de 12h do dia 4 e até 23h59min do dia 6 de novembro.

Eventuais inscrições indeferidas serão divulgadas no dia 10 de novembro. Recursos administrativos serão aceitos no dia 11 de novembro, pelo e-mail dsm@prograd.ufc.br, no horário de 9h às 11h.

Os candidatos selecionados terão seus nomes divulgados no dia 13 de novembro, no site da CCV. A solicitação de matrícula dos aprovados será presencial, no dia 19 de novembro, no intervalo de 10h às 12h, no Auditório da Pró-Reitoria de Graduação. Um intérprete de Libras estará presente na ocasião.

AULAS As aulas terão início no dia 23 de novembro, e o formato (se presencial, remoto ou híbrido)  dependerá da avaliação da pandemia no Estado, assim como das orientações e determinações da Universidade e das autoridades governamentais.

COTAS – Do total de vagas, 15 são reservadas a cotas, definidas por critérios étnicos e socioeconômicos, além das reservas a candidatos com deficiência. As demais são destinadas à ampla concorrência.

Em cumprimento ao Decreto Nº 5.626/2005, da Presidência da República, para cada uma das classes de concorrências será dada prioridade às pessoas surdas, com a devida comprovação documental. Por conta dessa especificidade, o curso não participa do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Ministério da Educação, como as demais graduações presenciais da UFC.

DOCUMENTAÇÃO – Os candidatos devem ficar atentos à documentação exigida para matrícula, disponibilizada no Anexo I do Edital. Todos os selecionados devem apresentar fotocópias de documento de identificação oficial com foto, CPF e certificado de conclusão do ensino médio. Serão aceitas fotocópias autenticadas ou simples, desde que acompanhadas dos documentos originais para conferência.

Os candidatos surdos devem apresentar ainda laudo de audiometria. Os cotistas precisam apresentar documentação relativa à sua classe de cota, também informada no Edital. O candidato aprovado na Cota L10 deverá participar de entrevista com uma Comissão Multiprofissional para fins de comprovação da deficiência declarada.

CLASSIFICÁVEIS – Junto com o resultado da seleção, no dia 13 de novembro, será informada a lista de classificáveis, que poderão ocupar vagas, na ordem de classificação em caso de vacância. O quantitativo de vagas para chamada de classificáveis será divulgada até as 17h do dia 20 de novembro, no site da CCV.

O cronograma completo e demais informações sobre a seleção devem ser consultadas no Edital.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: 85 3366 9528; e-mail: copic@prograd.ufc.br

Marcadores: