UFC se destaca em avaliações do MEC

Data de publicação: 10 de dezembro de 2013. Categoria: Notícias

Das 2.171 universidades, faculdades e centros universitários avaliados pelo Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC), a Universidade Federal do Ceará (UFC) faz parte das 14,8% de instituições de ensino superior (IES) brasileiras que obtiveram conceito 4 (bom). A maioria (57,7%) teve conceito 3, considerado satisfatório. Apenas 1,1% alcançou a nota máxima, 5 (excelente), todas no Sul e Sudeste. Os dados foram divulgados pelo próprio MEC.

O IGC é um indicador de qualidade de instituições de educação superior, que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). No que se refere à graduação é utilizado o CPC (Conceito Preliminar de Curso), e no tocante à pós-graduação é usada a nota da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 5) e em faixas (de 1 a 5).

O resultado contínuo de 3,52 no IGC coloca a UFC como a melhor IES do Ceará e a terceira melhor universidade da região Nordeste, atrás somente das universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e Pernambuco (UFPE), ambas com conceito 4 também. Considerando o total das universidades brasileiras, é a 32a com maior conceito. Entram no grupo de excelência do ensino superior brasileiro as instituições que atingem as faixas 4 e 5 do IGC.

ENADE – O CPC, também divulgado pelo MEC, é uma média de diferentes medidas da qualidade de um curso, entre elas o Conceito Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que avalia o desempenho dos concluintes. Contribuíram, portanto, para o desempenho da UFC os resultados do Enade 2012, em que se destacaram os cursos de Administração, Psicologia (Sobral) e Secretariado Executivo, todos com nota máxima, 5 (excelente) no Exame.

No CPC, acrescidos outros critérios de avaliação, esses três cursos obtiveram nota 4 (bom), o que os coloca entre os melhores do país. Também receberam esse conceito os cursos de Ciências Econômicas (Sobral), Psicologia e Ciências Contábeis. Direito, Ciências Econômicas, Design, Jornalismo e Publicidade e Propaganda registraram conceito 3 (satisfatório). Nenhum curso na UFC teve nota 1 ou 2, consideradas insuficientes.

Fonte: Divisão de Indicadores de Graduação e Registros Estatísticos da Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: 85 3366 9247