Vai apresentar ou avaliar trabalhos nos EU 2022? Confira o que você precisa saber

Data de publicação: 18 de novembro de 2022. Categoria: Notícias

Última atualização em 24 de novembro de 2022 – De 23 a 25 de novembro, durante os Encontros Universitários (EU) 2022 da Universidade Federal do Ceará, mais de 5 mil trabalhos serão apresentados. Trata-se de uma forma de compartilhar e divulgar os resultados das atividades de ensino, pesquisa, extensão, arte e cultura desenvolvidas pela comunidade acadêmica.

“Educação reinventa futuros” é o tema da edição de 2022 dos Encontros (Imagem: UFC Informa/Design)

Esses trabalhos serão apresentados em formato virtual, nas modalidades pôster, sessões orais e apresentações artístico-culturais (no caso da Mostra ICA e do Encontro de Cultura Artística). Todos eles serão analisados pelos avaliadores inscritos no evento e também poderão ser acompanhados pelo público interessado.

Se você é autor ou avaliador de trabalho nos EU 2022, confira algumas dicas:

MODALIDADE PÔSTER – A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFC desenvolveu uma plataforma virtual onde os pôsteres serão “afixados” (eu2022.ufc.br). A plataforma vale para os campi de Fortaleza, Itapajé, Crateús, Russas e Sobral – o de Quixadá não está incluído porque realizará o evento presencialmente.

Os pôsteres ficarão disponíveis durante os três dias dos Encontros. Os fóruns para autores e avaliadores de trabalhos ficarão abertos até as 18h de quarta-feira (30). Ou seja, a avaliação será assíncrona, sendo permitidos comentários, perguntas, críticas e sugestões a qualquer tempo dentro deste período. As escalas com horários divulgadas anteriormente devem ser desconsideradas.

• Vai apresentar pôster? Veja o horário de sua apresentação no Espaço do Autor;
  • Se você é avaliador, consulte o Espaço do Avaliador para localizar os trabalhos que irá analisar;
  • Se você não vai se apresentar, mas quer conferir um pôster de seu interesse, consulte as listas de trabalhos aceitos por título ou área de cada campus (Fortaleza, Itapajé, Crateús, Sobral e Russas).

Após o término do evento, a avaliação final de cada trabalho deverá ser submetida seguindo as regras estabelecidas por cada encontro e campus. Em caso de dúvidas, entre em contato com a comissão organizadora de seu encontro.

SESSÕES ORAIS – Nessa categoria, os autores apresentam seus trabalhos “ao vivo” em uma sala virtual do Google Meet, aberta ao público. O apresentador tem 10 minutos para expor seus slides, com tolerância de mais 5 minutos. Já os avaliadores da sessão terão até 5 minutos para perguntas.

O apresentador deve chegar com antecedência mínima de 15 minutos do início da sessão para acessar a sala virtual, estar com o material para compartilhar a tela e permanecer até o fim da sessão. Deve-se esperar os monitores da sala comprovarem a presença do apresentador e de seu orientador. O Encontro de Empreendedorismo e Inovação segue regras diferentes.

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS – A VIII Mostra ICA, organizada pelo setor de produção cultural do Instituto de Cultura e Arte da UFC, e o IX Encontro de Cultura Artística, coordenado pela Secretaria de Cultura (SECULT UFC), abrem a possibilidade de outras formas de apresentação. Com programação já definida, os dois eventos reúnem diversas linguagens artísticas, como dança, música, audiovisual, artes visuais, literatura, teatro, fotografia, dentre outras.

Informações sobre o formato das apresentações podem ser obtidas diretamente pelos e-mails secult@ufc.br e cultura.ica@ufc.br.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação, responsável pela organização dos EU 2022 – e-mail: encontrosuniversitarios@prograd.ufc.br