Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Vídeo da I Live Enade 2024 está disponível no canal da PROGRAD, no YouTube

Data da publicação: 18 de outubro de 2024 Categoria: Notícias, Notícias de 2024 Tags: , ,

Estudantes, coordenadores e orientadores dos cursos de licenciatura EAD podem conferir ou rever o conteúdo com as principais orientações exclusivas para este público

A Pró-Reitoria de Graduação, disponibilizou, em seu canal no YouTube, a gravação da I Live Enade 2024, que orienta estudantes, orientadores e coordenadores dos cursos da modalidade de ensino a distância sobre as diretrizes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas 2024. O encontro virtual, realizado na tarde da última quinta-feira (17), aborda informações essenciais para a participação dos alunos na avaliação.

Durante a live, os estudantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a Avaliação Teórica e Prática, bem como sobre o preenchimento do Questionário do Estudante e o cronograma oficial. O evento foi promovido pela equipe da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) e contou com o apoio técnico do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC (Nuteds/Famed/UFC), responsável pela transmissão, e da Divisão de Comunicação da Prograd, na moderação do chat.

O encontro virtual foi exclusivo para participantes dos cursos EaD. Para os estudantes dos cursos na modalidade presencial, serão realizadas ações nas unidades acadêmicas, em calendário a ser divulgado nos sites do Enade na UFC e da Prograd.

AVALIAÇÕES– O Enade 2024 será aplicado em duas etapas: uma Avaliação Teórica (AT), a ser realizada em 24 de novembro, e a novidade da edição de 2024, a Avaliação Prática (AP), focada no estágio supervisionado na educação básica, incluindo a regência de classe.

Detalhada na Live, a Avaliação Prática é componente obrigatório para todas as Licenciaturas, e tem a participação do professor orientador, supervisor de campo e do estudante em seu âmbito de estágio. Destinada a mensurar conhecimentos, competências e habilidades práticas desenvolvidas pelos estudantes de licenciatura, a avaliação prática será aplicada durante os estágios supervisionados obrigatórios previstos nas diretrizes curriculares nacionais.

→ Mais informações sobre o exame na Universidade Federal do Ceará podem ser obtidas no site do Enade na UFC.

PROVA – A prova será aplicada no dia 24 de novembro, com início às 13h30min e término às 18h, conforme horário de Brasília. As provas do Enade das Licenciaturas serão compostas por uma parte de Formação Geral Docente, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de Componente Específico, próprio de cada Área de Avaliação das Licenciaturas.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: (85) 3366 9020 / e-mail: copav@prograd.ufc.br

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação