VII Encontro de Práticas Docentes é encerrado com mesa redonda sobre PIBID

Data de publicação: 25 de novembro de 2013. Categoria: Notícias

As experiências docentes de diferentes atores envolvidos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UFC foram discutidas na mesa redonda de encerramento do VII Encontro de Práticas Docentes (EPD) na tarde da última sexta-feira (22). Este ano, o EPD aconteceu paralelamente à primeira edição do Seminário Institucional de Iniciação à Docência. Juntos, os eventos reuniram por dois dias estudantes e docentes de licenciaturas e do PIBID-UFC com o objetivo de ser um espaço para a troca de vivências pedagógicas. Foram apresentados 198 trabalhos, dentre simpósios, apresentações de pôsteres, apresentações artísticas e experimentos científicos.

A mesa redonda teve a presença de representantes de escolas que fazem parte do programa, bolsistas, ex-bolsistas e coordenadores do PIBID-UFC. Do debate, participaram o diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Liceu de Messejana, Francisco Oélio Pinheiro; a professora supervisora do PIBID da área de Língua Portuguesa no Colégio Estadual Liceu do Conjunto Ceará, Flávia Neri; a bolsista e estudante de Ciências Biológicas da UFC, Romana Aguiar Andrade; a ex-bolsista de Filosofia do então Campus Cariri da UFC, Weslandia dos Santos Saturnino; a coordenadora de subprojeto da área de Geografia do PIBID UFC, Profa. Maria Florice Raposo Pereira; e a Coordenadora Institucional do PIBID-UFC, Profa. Carmensita Passos, que foi a mediadora da mesa.

De acordo com Óelio Pinheiro, do Liceu de Messejana, a participação dos bolsistas do PIBID-UFC enriquece o dia a dia escolar e estimula o desejo dos estudantes a entrar na universidade. “A presença dos bolsistas tem trazido um sangue novo para a escola. (…) Dá aos nossos alunos um deleitamento da universidade”. Já a estudante bolsista Romana Aguiar destacou que o programa permite ter uma vivência ampliada da prática docente que não se teria apenas dentro da universidade.

Para a Profa. Florice Raposo Pereira, além de o PIBID possibilitar o desenvolvimento de projetos e atividades interdisciplinares, ele representa “o início da correção de uma injustiça que se fazia e se faz ainda com o professor em todos os níveis de ensino”, ao investir na formação do professor. A coordenadora do EPD, Profa. Rosimar Machado, salienta que o evento serviu durante os dois dias como ponte entre as escolas e a universidade. “É esse o momento que a gente evidencia como é importante esse processo de troca entre a universidade pública, as licenciaturas, particularmente, e a Educação Básica”, aponta.

As atividades do Encontro de Prática Docentes e do Seminário Institucional de Iniciação à Docência foram iniciativa do PIBID-UFC e do Grupo de Trabalho das Licenciaturas (GLT), juntamente com a  Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular (COPAC) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e com apoio da Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa).

Fonte: Divisão de Comunicação da Pró-Reitoria de Graduação – fone: 85 3366 9498