Reitor anuncia equipe de pró-reitores, Ana Paula de Medeiros estará à frente da Graduação

Data de publicação: 31 de agosto de 2019. Categoria: Notícias

O anúncio ocorreu na Casa de José de Alencar – equipamento cultural da Universidade (Fotos: Viktor Braga/UFC)

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, anunciou, na tarde da última sexta-feira (30), a equipe de pró-reitores que irá compor a Administração Superior da UFC. O anúncio ocorreu na Casa de José de Alencar – equipamento cultural da Universidade. Cândido, que estava acompanhado do vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, agradeceu à nova equipe e disse estar feliz por montar um “time de alta qualidade”, que tem competência e compromisso com a Universidade e que trabalhará na “construção de uma nova UFC”.

“Quando digo que estamos construindo uma nova UFC, estou me referindo à realidade que o País e o mundo vivem hoje, que reclama um novo posicionamento de todas as universidades”, afirmou o reitor, acrescentando posteriormente que as universidades são a “pedra angular do desenvolvimento do País” e que sem elas não há futuro. Ele salientou ainda que, apesar das dificuldades, a nova equipe tem total condições de empreender as mudanças das quais, segundo ele, a Universidade precisa.

Falando diretamente aos novos pró-reitores, Cândido Albuquerque disse que é fundamental que haja maior diálogo entre todas as áreas, que se reflita especialmente no planejamento de ações conjuntas entre as pró-reitorias de Graduação (PROGRAD), Extensão (PREX) e Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). Além disso, falou da necessidade de intensificar a atualização de currículos de graduação, de reconhecer o potencial extensionista de algumas unidades e de orientar as pesquisas para que elas tenham mais impacto social. Na assistência estudantil, apontou a necessidade de melhorar o acolhimento aos estudantes.

O reitor disse ainda que é preciso fazer uma gestão de pessoas moderna. “Uma de nossas metas é a valorização do servidor técnico-administrativo, isso é fundamental. Precisamos romper com a ideia de que há uma diferença fundamental entre o servidor administrativo e o servidor docente”, pontuou. Quanto à questão de relações internacionais, Cândido Albuquerque considera que esse tema precisa ser pensado de maneira mais ampla, aliado à inovação e ao empreendedorismo. Em relação ao planejamento, afirmou que é preciso saber antever situações a fim de que a Universidade possa estar cada vez mais preparada para os desafios futuros.

Profª Ana Paula de Medeiros é doutora em Educação Brasileira pela UFC

PROGRAD – Para estar à frente da Pró-Reitoria de Graduação, foi anunciado o nome da Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro. Mestra e doutora em Educação Brasileira, é professora do Departamento de Teoria e Prática do Ensino da UFC. Foi coordenadora da área de avaliação externa do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC (2007-2011), coordenadora de supervisão do ProJovem Urbano nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí (2008-2011), coordenadora pedagógica do Programa Palavra de Criança, coordenado pelo UNICEF (2008-2016), e coordenadora de Projetos e Acompanhamento Curricular da PROGRAD, dentre outros cargos. É membra da Academia Cearense da Língua Portuguesa e da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil.

Mais informações sobre os demais nomes anunciados no Portal da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331