Seguem discussões coletivas rumo à PPE, que visa à conclusão do semestre 2020.1

Data de publicação: 29 de maio de 2020. Categoria: Notícias

A PPE está sendo elaborada, conjuntamente, por um grupo de trabalho coordenado pela PROGRAD (Foto: Jr. Panela)

A Universidade Federal do Ceará está avançando nas discussões coletivas rumo à construção da Proposta Pedagógica de Emergência (PPE), documento que trará mecanismos para a reposição de aulas e para a conclusão do semestre letivo 2020.1 no contexto da pandemia de COVID-19.

A PPE está sendo elaborada, conjuntamente, por um grupo de trabalho (GT) coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), que conta com a participação de representantes de professores, estudantes e servidores técnico-administrativos. O processo de construção da proposta envolve diversos setores da Universidade.

O objetivo da PPE é pensar saídas de flexibilização do semestre letivo 2020.1, tendo-se em vista que não há garantias, em curto prazo, para uma retomada segura de 100% das atividades presenciais, devido ao alto nível de contágio da COVID-19. O retorno às aulas presenciais só deverá ocorrer quando permitido pelas autoridades sanitárias e obedecerá a um protocolo a ser elaborado em breve.

Diante do cenário de indefinição, a PPE deverá trazer alternativas. “Não há como substituir literalmente todas as aulas presenciais pelo ensino a distância. Não estamos propondo substituição. Nossa proposta é a de adequação e adaptação dos conteúdos para um formato em que seja possível a continuidade de um ambiente de aprendizagem”, explica a pró-reitora de Graduação, Ana Paula de Medeiros.

Uma pesquisa realizada pelo Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Federais Brasileiras (COGRAD) neste mês de maio apontou que 63% das instituições federais de ensino superior brasileiras estão, neste momento, discutindo modelos de retomada de atividades acadêmicas em formatos não presenciais.

Em que etapa estamos – No início desta semana, a PROGRAD enviou uma versão preliminar das diretrizes da PPE para apreciação de diretores e vice-diretores de unidades acadêmicas e coordenadores de programas acadêmicos (CPACS), que tiveram a oportunidade de analisar as principais premissas da proposta.

Na tarde desta sexta-feira (29), esse grupo volta a se reunir para mais uma rodada de discussões sobre o assunto, juntamente com a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e a Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER).

De acordo com a versão preliminar da PPE, algumas disposições já estão asseguradas: tempo para organização das turmas que retomarão as atividades, formação pedagógica e tecnológica para professores, suporte pedagógico para estudantes e pacotes de inclusão digital para alunos em vulnerabilidade socioeconômica, entre outras.

A PPE leva em conta os três principais cenários que existem atualmente na UFC em relação às aulas remotas: turmas que estão tendo aulas regularmente, turmas que começaram e depois foram interrompidas e turmas que não se iniciaram desde a suspensão das atividades presenciais.

A PROGRAD reforça que a PPE levará em conta a isonomia entre os estudantes. Como já antecipado pela administração superior e pelo Conselho Universitário, nenhum aluno será prejudicado por não ter conseguido participar de atividades remotas durante a suspensão das atividades presenciais. A UFC está discutindo medidas de apoio para garantir condições de amplo acolhimento e conectividade digital aos estudantes.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação – gabinete@prograd.ufc.br