SISU 2020: inscrições abertas de terça (21) até domingo (26); confira edital da UFC

Data de publicação: 17 de janeiro de 2020. Categoria: Notícias

Última Atualização: Segunda, 20 Janeiro 2020, 21:25

A Universidade Federal do Ceará informa, por meio de edital, como será a ocupação de suas 6.288 vagas em 110 cursos de graduação presencial pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) 1º/2020. Os candidatos deverão fazer sua inscrição no site oficial do SISU mantido pelo Ministério da Educação (MEC). O período de inscrição, que inicialmente seria de 21 a 24 de janeiro, foi prorrogado pelo MEC em dois dias. Ou seja, agora as inscrições começam nesta terça-feira (21) e seguem até domingo (26). O resultado da Chamada Regular está previsto para o dia 28 de janeiro.

De acordo com o Edital nº 02/2020 PROGRAD/UFC, de 17 de janeiro de 2020 (disponível também em Libras), a seleção para a UFC será feita exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019. Para participar, o estudante deverá ter nota maior do que 0 (zero) em todas as provas. A Instituição não adotará pesos diferentes para as provas.

Para garantir a vaga na UFC, o candidato selecionado deverá realizar duas etapas de matrícula, ambas obrigatórias e presenciais: a Solicitação de Matrícula e a Confirmação Presencial de Matrícula. A primeira será feita no período da Chamada Regular (de 31 de janeiro a 4 de fevereiro), e a segunda, em datas definidas pela UFC de acordo com o semestre de ingresso.

COTAS – Para candidatos cotistas (conforme a Lei nº 12.711/2012), há também a necessidade do deferimento definitivo da documentação comprobatória, que será analisada após o período de Solicitação de Matrícula por uma comissão da UFC. São destinadas 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. Dentro das cotas, há reservas segundo critérios étnicos e socioeconômicos e também para pessoas com deficiência.

Os candidatos classificados nas modalidades de concorrência para pessoas com deficiência deverão necessariamente comparecer à entrevista com uma Comissão Multiprofissional designada pela UFC.

A partir deste ano, os candidatos selecionados para a modalidade de concorrência reservada a candidatos pretos ou pardos poderão ser convocados a qualquer momento para procedimento de heteroidentificação, em que serão consideradas as suas características fenotípicas. Já os candidatos autodeclarados indígenas deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), oficialmente emitido pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

VAGAS – A UFC disponibiliza no SISU 1º/2020 todas as suas vagas da graduação presencial, com exceção do curso de Letras-Libras, tanto no primeiro semestre quanto no segundo. Não é permitido ao candidato escolher seu semestre de ingresso. O critério único para essa definição será a classificação final dos aprovados com Solicitação de Matrícula efetuada, para cada classe de concorrência, curso, sede e turno. Entretanto, é importante destacar que candidatos aprovados para o segundo semestre podem ser remanejados em caso de desistências e cancelamentos nas vagas do primeiro semestre de cursos que possuem duas entradas por ano.

LISTA DE ESPERA – As vagas eventualmente não ocupadas na Chamada Regular do SISU 1º/2020 e/ou oriundas de desistências serão preenchidas pela Chamada de Lista de Espera, a partir da lista de candidatos inscritos disponibilizada pelo MEC. Somente podem concorrer à Lista de Espera candidatos não aprovados em nenhuma de suas duas opções de curso.

CANAIS OFICIAIS – Os candidatos deverão fazer sua inscrição, de 21 a 24 de janeiro, no site oficial do SISU mantido pelo Ministério da Educação (MEC). Para obter informações sobre o processo especificamente na UFC, como calendário de Solicitação de Matrícula e Confirmação Presencial de Matrícula, é imprescindível acompanhar o site do SISU na UFC.

A Coordenação do SISU na UFC enfatiza também a necessidade da leitura atenta dos dois editais que regem a seleção: Edital nº 70/2019 INEP/MEC e Edital nº 02/2020 PROGRAD/UFC.

Dúvidas são respondidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br