UFC ofertará 6.288 vagas em 110 cursos no SISU 2020

Data de publicação: 27 de novembro de 2019. Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará participará mais uma vez do Sistema de Seleção Unificada (SISU) em 2020. Serão ofertadas 6.288 vagas em 110 cursos de graduação presencial em seus campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús.

O cronograma do SISU 1º/2020 ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). No entanto, o Termo de Adesão assinado pela UFC já pode ser consultado. O documento informa o total de vagas ofertadas pela Instituição por curso e modalidade de concorrência.

Todas as vagas da UFC, para os dois semestres letivos, serão ofertadas no SISU 1º/2020. O candidato deverá observar se o curso desejado tem ingresso no primeiro semestre, no segundo ou em ambos. Não será permitido ao estudante escolher o semestre de ingresso.

SISU – O SISU é o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Poderão concorrer no SISU 1º/2020 estudantes que realizaram o Enem 2019 e que obtiveram nota acima de zero em todas as provas do Exame. Será necessário informar o número de inscrição do Enem 2019 e a senha cadastrada.

Embora ainda não tenha divulgado as datas da seleção, o MEC informa que a inscrição para o SISU 1º/2020 será feita exclusivamente pela internet, na página do SISU, sem a cobrança de taxas. Ao finalizar a inscrição, o candidato poderá imprimir seu comprovante.

COTAS – Do total de vagas, 50% são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública, como determinado pela Lei nº 12.711/2012. Dentro desta condição, há vagas reservadas a candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo, autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e também para pessoas com deficiência (PCD), desde que tenham cursado todo o ensino médio público.

Também podem concorrer a cotas candidatos que obtiveram certificação do ensino médio por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Estudantes que tenham cursado qualquer parte do ensino médio em escola particular não têm direito a cota.

O candidato deverá realizar sua inscrição e acompanhar as informações na página do SISU. Para obter informações específicas sobre o processo na Universidade Federal do Ceará o canal oficial é o site do SISU na UFC.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br