UFC tem novos modelos de diplomas

Data de publicação: 30 de agosto de 2019. Categoria: Notícias

O novo modelo de diploma atende aos critérios especificados pelo Ministério da Educação (Fotos: Divulgação)

A Universidade Federal do Ceará tem agora novos modelos de diplomas acadêmicos, conforme procedimentos previstos na Portaria n° 1095, de 25 de outubro de 2018, emitida pelo Ministério da Educação (MEC). Além de nova identidade visual, o certificado atende a todos os atuais critérios exigidos para expedição e registro de diplomas.

A adequação aos novos critérios ficou sob a responsabilidade da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (CCSMI) e da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e contou com a colaboração da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), da Imprensa Universitária e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). Os estudantes de graduação que colaram grau no semestre 2019.1 receberão os diplomas com o novo visual. Os novos modelos da pós-graduação lato sensu e stricto sensu passarão a ser emitidos em breve.

Quanto aos dados, foram inseridos um número de série em cada via impressa do diploma, que permite maior controle de expedição; a data de conclusão do curso e dados que facilitam a busca de informações sobre o curso no Diário Oficial da União. Além disso, o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) também foi implementado para atualizar a redação dos diplomas, conforme o modelo da Portaria n°1.095/2018 do MEC.

A nova identidade visual dos diplomas de graduação e pós-graduação acompanha a dos novos certificados de distinção acadêmica, que passaram de um para três: Cum Laude, Magna cum Laude e Summa cum Laude, conforme estabelecido na Resolução nº 45/2018 do Conselho Universitário (CONSUNI). Esses certificados de distinção acadêmica foram entregues pela primeira vez em abril de 2019. O projeto gráfico único atribui o aspecto de conjunto para as distinções e estabelece um padrão entre os diplomas e as honrarias.

Prof. Chico Neto explica que o novo padrão “mantém as características tradicionais dos diplomas emitidos pelas universidades federais, com marcas distintas que o tornam único”

O Prof. Chico Neto, coordenador-adjunto da CCSMI e responsável pelo projeto gráfico, explica que o novo padrão “mantém as características tradicionais dos diplomas emitidos pelas universidades federais, com marcas distintas que o tornam único”.

Os elementos gráficos da composição foram extraídos do brasão da Universidade: as folhas de carnaúba estão no desenho dos novos guilhochês (ilustrações de linhas e traços simétricos que se entrecruzam e emolduram o documento). A dupla ameia, que são os traços diagonais presentes no brasão, e o lema da Universidade (Virtus Unita Fortior) são utilizados no plano de fundo e o esquema de cores foi mantido.

Para reaplicar os elementos históricos, foi realizada uma coleta de referências e resgate dos modelos utilizados pela UFC em seis décadas de existência. “O resultado é um projeto mais elegante, funcional e, principalmente, distinto, que adiciona valor e imparidade a um dos principais pontos de contato do público externo com a marca da UFC, e que torna impressa e tangível a vivência de nossos estudantes na Universidade”, declara o professor.

Fonte: Prof. Chico Neto, coordenador-adjunto da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7319