Oficina de Coordenadores aborda temas da rotina da graduação

Data de publicação: 28 de abril de 2015. Categoria: Notícias

A Prograd promoveu, na tarde da última segunda-feira (27), mais uma Oficina de Coordenações de Cursos de Graduação. O evento contou com a presença de coordenadores e vice-coordenadores.

Chefes de departamento e diretores de unidades acadêmicas de todos os campi da UFC também participaram da Oficina. Os presentes ao auditório da Prograd acompanharam apresentações preparadas por coordenadores da pró-reitoria sobre temas frequentes relacionados à graduação, como o processo de matrícula, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e as novas exigências do Ministério da Educação (MEC) sobre a curricularização de atividades de extensão e a formação interdisciplinar.

Durante a primeira parte da Oficina, os professores Robson Loureiro e Luciana de Lima, do Instituto UFC Virtual, compartilharam suas experiências sobre Educação a Distância (EaD) e apresentaram aos coordenadores a possibilidade de ofertar disciplinas ministradas no ambiente virtual como forma de promover a formação interdisciplinar.

Veja a apresentação dos professores Robson Loureiro e Luciana de Lima (PDF 162.60 KB)

Em seguida, o Prof. André Jalles, diretor da Divisão de Indicadores de Graduação e Registros Estatísticos da Prograd, mostrou os números do Enade na UFC e falou sobre a importância de conscientizar os alunos sobre o impacto do Exame em suas carreiras e também na Universidade: “O Enade é uma questão de cidadania”, ressaltou.

Veja a apresentação do Prof. André Jalles (PDF 4.69 MB)

A fala do professor foi complementada pela apresentação da Profa. Socorro Sousa, da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações (Copav), que falou sobre Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que realiza a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.

Na última parte da Oficina, a Profa. Bernadete Porto, responsável pela Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular (Copac), apresentou uma sugestão de sumário para um projeto polítco pedagógico de acordo com as novas exigências do MEC, detalhando cada um dos componentes obrigitarórios.

Veja a apresentação da Profa. Bernadete Porto (PDF 110.41 KB)

O Prof. Miguel Franklin, coordenador do Sisu na UFC e da Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação (Copic), encerrou o evento falando e esclarendo dúvidas sobre o processo de matrícula de ingressantes via SiSU e orientando os coordenadores para a matrícula de alunos veteranos, que, como destacou a professor, devem divulgar uma oferta de matrícula com qualidade aos estudantes.

A diretora do Campus da UFC em Crateús, Profa. Maria Elias Soares, compareceu ao evento acompanhando coordenadores de cursos do campus e falou sobre a importância da Oficina: “Todos os pontos apresentados são importantes porque refletem o dia a dia das coordenações e são questões que, para muitos coordenadores que estão começando, são novidade. Eu, particularmente, estou há muito tempo aqui e, embora eu acompanhe muitos dos processos da Prograd, há muita coisa nova. Cada uma das coordenadorias apresentou situações novas, como os novos pontos que o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) está exigindo do PPP (Projeto Político Pedagógico); no caso da Copav, a avaliação (institucional) ainda é uma discussão nova, mas muito importante porque todos os cursos passam por esse processo. Então acho que poderia até haver mais encontros porque os coordenadores precisam mesmo de uma formação”.

Fonte: Divisão de Comunicação – fone: 85 3366 9219