Segundo Seminário de Formação de Monitores do PID, realizado nesta quarta-feira (23), teve participação de quase 400 estudantes
Data da publicação: 25 de setembro de 2026 Categoria: Notícias, Notícias 2026O encontro foi destinado aos monitores do Programa de Iniciação à Docência (PID) do Campus de Fortaleza

(Foto: Prograd/UFC. Composição da mesa de abertura do evento)
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará, por meio da Coordenadoria de Acompanhamento Discente (CAD), realizou nos turnos manhã e tarde desta quarta-feira (23) o II Seminário de Formação de Monitores do Programa de Iniciação à Docência (PID), com a participação de quase 400 monitores. O encontro ocorreu no Auditório Reitor Ícaro de Sousa Moreira, do Centro de Ciências – Campus do Pici, em Fortaleza.
Participaram da mesa de abertura o pró-reitor de Graduação, professor Davi Romero, a professora Juscileide Castro, do Curso de Pedagogia, o professor Breno Barros, do Curso de Engenharia de Produção, o técnico em Assuntos Educacionais Antônio Alex Dayson Tomaz e a coordenadora de Acompanhamento Discente Josy Kelly Abreu Bezerra Moura.
Durante o encontro, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de três palestras formativas, com temas relacionados à realidade dos cursos de licenciatura e bacharelado, além das vivências em sala de aula: “Reflexões sobre criatividade e a resolução de problemas reais no Ensino Superior”, com a professora Juscileide Castro; “Articulação da extensão em disciplinas de graduação por meio da aprendizagem baseada em problemas”, com o professor Breno Barros, e “Acessibilidade Atitudinal e Pedagógica – Desafios e possibilidades na monitoria do PID”, com o técnico Alex Dayson Tomaz.

(Foto: Prograd/UFC)
Além da formação inicial, o seminário também propiciou momentos de integração, troca de experiências e sensibilização para as responsabilidades e desafios da monitoria no ensino superior, incluindo o relato de experiência de uma das monitoras participantes, a estudante Annie Letícia Coelho de Souza, do Curso de Pedagogia.
Ao final do evento, no turno da manhã, oito estudantes foram agraciados com uma blusa da UFC, e sete no período da tarde.
Os participantes que preencheram o formulário eletrônico, disponibilizado durante o evento, estão aptos a receber o certificado com três horas de atividades, que poderão ser contabilizadas como horas complementares.
SOBRE O PID
O Programa de Iniciação à Docência é regido pela Resolução nº 08/CEPE, anexo V, de 26 de abril de 2013, e constitui-se numa ação didático-pedagógica institucional desenvolvida no âmbito dos diversos cursos de graduação da UFC.
O Programa é efetivado por meio da atuação do aluno nos componentes curriculares sob a orientação de um professor orientador do quadro efetivo, permitindo ampliar os espaços de ensino-aprendizagem e estimular o interesse pela carreira docente.
A partir da bolsa, o aluno tem a oportunidade de se aproximar ainda mais da docência, criando a possibilidades dele viver a experiência de colaborar com o professor em sala de aula, e aprender mais enquanto ensina aos demais colegas, de forma colaborativa.
⇒ Mais informações sobre Bolsas do Programa de Iniciação da Docência
⇒ Documentos e Formulários do PID
Fonte: Coordenadoria de Acompanhamento Discente (CAD); e-mail: cad@prograd.ufc.br
