Ajuste de matrícula para veteranos até sexta-feira (2)

30 de janeiro de 2018

O ajuste de matrícula 2018.1 de estudantes veteranos da Universidade Federal do Ceará (UFC) acontece quinta (1º) e sexta (2), através do SIGAA ou nas coordenações de curso.

Esse período tem como objetivo permitir que o aluno solicite algumas alterações (tanto inclusões quanto exclusões) de matrículas em componentes curriculares, por eventuais necessidades de adaptação. A oferta de vagas é reduzida, uma vez que a maioria das vagas já foi ocupada na matrícula curricular (que ocorreu de 22 a 24 de janeiro).

O ajuste não deve ser visto como uma prorrogação do período de matrícula regular, devendo ser usado em eventuais necessidades de adaptação. Por exemplo, quando um aluno teve matrícula indeferida em uma determinada turma e deseja buscar outras turmas da mesma disciplina para tentar uma vaga nova.

Os aprovados no edital para transferência de outras instituições para a UFC e admissão de graduados 2018.1 devem realizar a matrícula curricular dentro do mesmo prazo, também via Internet ou nas coordenações de curso. O mesmo vale para os estudantes que tiveram o pedido de reabertura de matrícula 2018.1 aceito. Os selecionados no processo para mudança de curso (interna) também devem se matricular em disciplinas neste período.

Assim como acontece na matrícula curricular, no ajuste é necessário aguardar o processamento das solicitações de matrícula pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

É importante lembrar que após o ajuste de matrícula, as vagas reservadas são disponibilizadas para os demais alunos e definidas pelo IRA Geral.

MATRÍCULA CANCELADA – Alunos com status cancelado no SIGAA por exceder o limite de reprovações por frequência devem procurar o Protocolo da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e preencher requerimento para avaliação do caso.

MATRÍCULA INSTITTUCIONAL – Para os alunos que pretendem manter o vínculo de discente ativo com a Instituição, mas sem estar matriculado em componentes curriculares, existe a matrícula institucional, que também pode ser feita durante o período de ajuste.

A matrícula institucional deve ser solicitada pelo próprio aluno através do SIGAA e não passa por análise da coordenação do curso. No entanto, o aluno deve estar atento aos limites de matrículas institucionais e trancamentos totais permitidos – que, somados, não podem ultrapassar quatro semestres letivos.

As datas referentes às etapas de matrícula podem ser consultadas a qualquer momento no Calendário Universitário.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: 85 3366 9036

Marcadores: