Grupo de Trabalho inicia discussões sobre a Proposta Pedagógica de Emergência

Data de publicação: 11 de maio de 2020. Categoria: Notícias

Aconteceu na sexta-feira (8) a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT), coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), para elaborar os documentos que irão balizar as ações da Universidade Federal do Ceará em meio às indefinições geradas pelo novo coronavírus. O objetivo foi apresentar o modelo de funcionamento do GT e iniciar as discussões sobre a Proposta Pedagógica de Emergência. O debate sobre o Protocolo de Retorno Pós-Pandemia será feito posteriormente.

Durante o encontro, ocorrido pela Internet, os participantes falaram sobre possíveis medidas estratégicas, temporárias e emergenciais, de forma a garantir o maior nível de aprendizagem possível levando em conta as especificidades das disciplinas teóricas, teórico-práticas e totalmente práticas. “Precisamos ter um plano para cada uma dessas características, pensando também as especificidades dos cursos”, explicou a Profª Ana Paula de Medeiros, pró-reitora de Graduação.

O grupo trabalha com as possibilidades de flexibilização indicadas na Medida Provisória nº 934/2020, que dispensou escolas e instituições de ensino superior do cumprimento mínimo de 200 dias letivos anuais.

Profª Ana Paula disse ter ciência da heterogeneidade do cenário acadêmico, em que parte das unidades aderiu às atividades remotas, enquanto outras aderiram apenas parcialmente e outras, ainda, estão com todas as atividades paralisadas. Todos esses aspectos deverão ser considerados na Proposta Pedagógica de Emergência.

“Estamos vivendo uma situação complexa e completamente nova, que apanhou o mundo inteiro de surpresa. Precisamos, juntos, pensar saídas, principalmente porque não se sabe quando haverá ‘normalidade’, quando poderemos estar juntos presencialmente. Não há perspectivas de curto prazo”, explicou a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros.

A PROGRAD reforça que tanto a Proposta Pedagógica de Emergência quanto o Protocolo de Retorno Pós-Pandemia levarão em conta a isonomia entre os estudantes. Como já antecipado pela administração superior e pelo Conselho Universitário, nenhum aluno será prejudicado por não ter conseguido participar de atividades remotas durante a suspensão das atividades presenciais.

Dessa forma, o GT também deverá pensar soluções que contemplem alunos impossibilitados de participar de eventuais atividades de reposição na modalidade remota. Assim, a PROGRAD, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e outros setores da UFC estão discutindo medidas de apoio para garantir condições de amplo acolhimento e conectividade digital aos estudantes.

“Estamos, junto com a PRAE, preparando uma pesquisa institucional, um questionário detalhado, para verificar exatamente as condições dos estudantes. A proposta é lançar essa pesquisa já na semana que vem, para, a partir dela, definirmos um plano de apoio”, explicou a Profª Ana Paula.

Na próxima terça-feira (12), o GT volta a se reunir para avançar nessas discussões. A partir dos modelos e soluções pensados, a equipe discutirá a etapa operacional da reposição de atividades, em diferentes formatos.

GT se reúne para Proposta Pedagógica e Protocolo de Retorno Pós-Pandemia

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) – e-mail: gabinete@prograd.ufc.br