PROGRAD lança painel de indicadores para embasar decisões sobre próximas atividades

Data de publicação: 13 de maio de 2020. Categoria: Notícias

Painel apresenta oferta de disciplinas, sua natureza e tamanho das turmas

Com objetivo de auxiliar na elaboração de uma Proposta Pedagógica de Emergência (PPE), a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) disponibiliza, nesta quarta-feira (13), um painel dinâmico on-line com indicadores e estatísticas da graduação na Universidade Federal do Ceará. A ferramenta reúne informações sobre a oferta de disciplinas, como tamanho e quantidade de turmas téoricas, práticas e teórico-práticas para cada unidade acadêmica.

“Isto contribuirá no novo dimensionamento, uma vez que teremos que voltar com algum distanciamento nas salas de aula e temos que saber a quantidade de disciplinas e turmas que não poderão ser realizadas remotamente por serem práticas”, explica o coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação da PROGRAD, Prof. Rafael Bráz, também docente do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (DEMA).

Em reunião realizada ontem (12), pela Internet, o Grupo de Trabalho formado para discutir a PPE apontou a necessidade de flexibilidade do semestre para sua conclusão, pois atualmente há componentes curriculares em andamento em diferentes estágios. Alguns deles foram interrompidos, mas permitem que sejam retomados; outros não podem mais prosseguir, pois já tiveram seus conteúdos teóricos totalmente ministrados. Como a conclusão se dará em períodos diferentes, as soluções também terão que ser específicas para cada situação.

Por isso, reforça a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros, o painel de estatísticas e indicadores se apresenta como um recurso útil e necessário para auxiliar na tomada de decisões: “Ele chega em um momento em que a Universidade planeja ações importantes, que exigem o conhecimento de especificidades da dinâmica da graduação”.

O painel de indicadores e estatísticas da graduação foi definido, no final do ano passado, como uma das três ações prioritárias da PROGRAD para 2020. Inicialmente, o objetivo era compilar indicadores de evasão e retenção para melhor auxiliar as coordenações de curso em suas estratégias. “Uma ferramenta bastante útil para os coordenadores identificarem os problemas e, mais importante, solucionarem e evitarem esses problemas”, afirma Profª Ana Paula de Medeiros.

O trabalho começou em janeiro e, no decorrer do processo, novos dados foram incorporadas ao projeto. No painel, é possível encontrar também informações sobre avaliações externas, a exemplo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), e agora sobre disciplinas e turmas. Segundo o Prof. Rafael Bráz, o painel é dinâmico, em constante atualização, e poderá receber novos dados, de acordo com as necessidades da UFC.

Com coordenação do Prof. Rafael Bráz, o trabalho foi realizado por ele e pelo servidor técnico-administrativo Ramon Vasconcelos, da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI). Contou ainda com colaboração da Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos (CGPA) e apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da UFC.

Fonte: Prof. Rafael Bráz, coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação da PROGRAD – e-mail: rafael@prograd.ufc.br