Esse período tem como objetivo permitir que o aluno demande exclusões e inclusões de matrículas em componentes curriculares, por eventuais necessidades de adaptação. Por exemplo, quando um estudante teve matrícula indeferida em uma determinada turma e deseja buscar outras turmas da mesma disciplina para tentar uma vaga nova.

MATRÍCULA INSTITUCIONAL – Para os alunos que pretendem manter o vínculo de discente ativo com a Instituição, mas sem estar matriculado em componentes curriculares, existe a possibilidade da matrícula institucional, que também pode ser feita durante o período de ajuste.

A matrícula institucional deve ser solicitada pelo próprio aluno através do SIGAA e não passa por análise da coordenação do curso. No entanto, é preciso estar atento aos limites de matrículas institucionais e trancamentos totais permitidos – que, somados, não podem ultrapassar quatro semestres letivos.

As datas referentes às etapas de matrícula podem ser consultadas a qualquer momento no Calendário Universitário.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – e-mail: copic@prograd.ufc.br