Atendimento presencial segue suspenso até 30 de abril; demandas serão resolvidas on-line
Data da publicação: 13 de abril de 2020 Categoria: NotíciasSeguirão suspensas, até o dia 30 de abril, as atividades presenciais administrativas e acadêmicas da Universidade Federal do Ceará, conforme determinado na Resolução Ad Referendum Nº 9/CONSUNI, assinada na tarde da última terça-feira (8) pelo reitor Profº Cândido Albuquerque. A decisão é válida para todos os cursos de graduação e pós-graduação em todos os campi da Instituição.
A deliberação foi tomada, em face da urgência, considerando as recomendações do Comitê de Enfrentamento à COVID-19 na UFC. A nova resolução prorroga a Resolução nº 8/CONSUNI, de 30 de março, que dispõe sobre ações a serem realizadas no âmbito da Universidade Federal do Ceará (UFC), em virtude da pandemia decorrente do coronavírus (SARS-COV-2/ COVID-19).
A Pró-Reitoria de Graduação informa que seus atendimentos continuarão sendo realizados por e-mail ou outros recursos virtuais (como o Sistema Eletrônico de Informações – SEI e o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA).
Confira as orientações para as principais demandas:
As informações sobre as próximas etapas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2020) são divulgadas no site do Sisu na UFC.
O prazo para alunos veteranos solicitarem aproveitamento de estudos terminaria no dia 20 de março, mas haverá um novo prazo para isso, a ser informado pela Prograd quando houver a retomada dos atendimentos presenciais.
O período para trancamento parcial de matrícula em disciplinas semestrais segue o mesmo: de 14 a 16 de abril. Excepcionalmente deverá ser solicitado à coordenação de curso por e-mail ou pelo SIGAA. Veja mais informações.
Em comum acordo a Prograd e a Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor (CPASE), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), estabeleceram procedimentos a serem adotados nesse período de pandemia provocado pelo Coronavírus em relação aos estudantes de graduação da Universidade Federal do Ceará que necessitarem solicitar Regime Especial ou Trancamento Total por motivo de doença. Veja mais informações.
Até o final desta semana, serão prestadas informações sobre o edital de Transferência de Outras Instituições de Ensino Superior para a UFC, inicialmente previsto para ser publicado no dia 24 de abril, conforme Calendário Universitário.
A solenidade de outorga da distinção acadêmica Summa Cum Laude, que estava agendada para o dia 23 de abril, foi adiada. A nova data será informada assim que possível. Veja mais informações.
O egresso que necessitar da comprovação da colação de grau de forma imediata poderá emitir a Certidão de Colação de Grau pelo SIGAA. Com o código de verificação no rodapé do documento, é possível gerar a certidão em PDF e emitir novas cópias, se necessário. Caso não tenha acesso ao sistema, deverá enviar e-mail para protocolo@prograd.ufc.br.
O estudante ou egresso que precisar atualizar dados cadastrais no SIGAA poderá fazer a solicitação por e-mail (protocolo@prograd.ufc.br), anexando cópia do RG e o Requerimento Escolar preenchido e assinado.
O Termo de Desistência Definitiva de Curso também poderá ser enviado para o e-mail protocolo@prograd.ufc.br, junto com cópia do RG e o Nada Consta da Biblioteca (neste período, a solicitação deste documento poderá ser feita à Biblioteca pelo e-mail daa.bu@ufc.br).
Recursos administrativos também deverão ser enviados por e-mail para protocolo@prograd.ufc.br. Junto, devem ser anexados os documentos pertinentes e o Requerimento Escolar.
A Assessoria de Legislação (ALE) receberá pedidos de transferência ex-officio e quaisquer outras demandas pelo e-mail ale@prograd.ufc.br. A apresentação de qualquer requerimento ou documento também deve ser encaminhado digitalizado por e-mail.
Bolsistas e orientadores dos projetos do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP) poderão tratar de qualquer assunto relativo ao programa com a Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos (CGPA), pelo e-mail cgpa@prograd.ufc.br. ou pelo whatsaspp (85) 3366 9496. O período para cadastro das frequências de bolsistas permanece o mesmo: 6 a 17 de abril. Coordenadores de programas acadêmicos também poderão fazer contato por e-mail ou whatsapp.
Alterações de datas no Calendário Universitário também são de responsabilidade da CGPA, e a solicitação deverá ser realizada por processo via SEI. O setor estará disponível para orientações, mas um passo a passo para abertura do processo já está disponível em nosso site.
A Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular (COPAC) continuará a prestar orientações sobre Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), curricularização da extensão e diretrizes curriculares para cursos de graduação, desde que encaminhado via SEI ou pelo e-mail copac@prograd.ufc.br.
O mesmo vale para tramitação de processos de cursos de graduação, referentes a criação/alteração de disciplinas/atividades, manuais de normatização de atividades curriculares e/ou registros de atualizações em estruturas curriculares no SIGAA. A COPAC lembra ainda que o prazo para encaminhamento de processo de reformulação/ajuste de Projeto Pedagógico de Curso (PPC), para implementação a partir do período letivo 2021.1, termina em 30 de abril.
A Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) segue a conclusão do Censo da Educação Superior e atenderá pelo e-mail copav@prograd.ufc.br.
A Coordenadoria de Acompanhamento Discente (CAD) suspendeu o cronograma do Edital nº 07/2020, que rege a seleção para professor tutor do PET Engenharia Mecânica. Informações sobre os Programas de Educação Tutorial (PET) e de Iniciação à Docência (PID) podem ser obtidas pelo e-mail cad@prograd.ufc.br. O cadastro de frequência dos bolsistas do PID deverá ser feito até 13 de abril.
Quaisquer outras informações relacionadas à Prograd serão publicadas neste site e em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.
Fonte: Divisão de Comunicação – e-mail: comunicacao@prograd.ufc.br